Portugal é cada vez mais um destino tecnológico. Sabe porquê?
Portugal está na moda, não apenas no Turismo, mas como destino tecnológico. Conhece a SIRI? A spin-off da empresa que a desenvolveu e vendeu à Apple em 2009 vem para Lisboa à boleia da Lisbon Tech Guide.
A Lisbon Tech Guide (LxTG) é uma entidade de gestão e apoio operacional à transferência de tecnológicas para Portugal e tem sido a porta de entrada de várias tecnológicas no país.
Tudo começou com a vinda da Oto Systems para Portugal. «Para além da necessidade de criar e preparar equipas tecnológicas, percebemos que era urgente ‘guiar’ estes players para se instalarem em Portugal», diz Sebastião Queiroz e Mello, fundador da LxTG, sublinhando que «oportunidades de mercado não faltam». Os pedidos chegam principalmente de empresas inglesas e suíças, acrescenta.
A Oto Systems tem escritórios em Zurique e Nova Iorque e, a partir de agora, também em Lisboa. Nesta primeira fase, a equipa em Portugal vai contar com cinco elementos, que serão responsáveis pela criação de novas soluções e extensão das existentes. «O primeiro programador foi contratado no início de Setembro e estamos em fase de recrutamento para completar a equipa até ao final do ano», diz.
A empresa tem actualmente tem duas soluções: uma ferramenta de coaching para agentes de call centers , em que o sistema reconhece o tom de voz e as palavras para dar dicas de como se pode manter o cliente envolvido; e uma alternativa aos habituais questionários de qualidade feitos pelos call centres.
«O que acaba por acontecer é que a maior parte dos clientes desiste da chamada e as métricas em relação à satisfação do cliente acabam por se perder», explica Teo Borschberg, cofundador e CEO da Oto Systems. E destaca: «A Oto criou uma pontuação medida em tempo real durante a chamada sobre o nível de satisfação do cliente, com base na forma e no tom utilizado, fazendo com que esta informação tão importante para as empresas não se perca».
Sebastião Queiroz e Mello, fundador da LxTG, define as metas. «Vamos conseguir reforçar a nossa identidade no mercado Suíço e abrir novas portas para o mercado americano. O potencial de crescimento da Oto é brutal.»