Há cinco startups portuguesas no top 100 da Europa

Portugal tem cinco startups entre as 100 melhores novas empresas tecnológicas na Europa. DefinedCrowd, Sword Health, Jscrambler, 20tree.ai e Barkyn vão representar o país na competição Tech5, organizada pela Adyen em parceria com o festival The Next Web (TNW) , que vai voltar a ser organizado em Amesterdão, Países Baixos.
Este é o segundo ano em que Portugal participa neste concurso, tendo sido seleccionadas em vários países europeus e em Israel um total de 100 scaleups, isto é, startups que já encontraram e experimentaram um modelo negócio e de criação de receitas, entrando numa fase de forte crescimento, com, pelo menos, 10 trabalhadores e um crescimento sustentável superior a 20% do volume de negócios anual.
As startups finalistas foram seleccionadas por um júri composto por investidores, especialistas em tecnologia e influencers e vão agora enfrentar os congéneres europeus com base em critérios como adaptação ao mercado, o capital e as rondas de investimento, o crescimento, a cobertura nos meios de comunicação social e o impacto social, segundo a informação divulgada esta sexta-feira em nota de imprensa.
A Tech5 vai decorrer pelo sétimo ano consecutivo e já serviu de plataforma de lançamento para empresas tecnológicas como Transferwise, Delivery Hero ou Cabify. Os finalistas desta competição conseguiram mais de 20 mil milhões de euros de financiamento.
O vencedor deste ano será conehcido a 17 de Junho, em Amesterdão, durante o primeiro dia do festival The Next Web. Em 2019, a Unbabel foi a melhor classificada portuguesa, tendo terminado na terceira posição.