Taxa de desemprego estabiliza na Zona Euro mas aumenta em Portugal
Em Agosto, foram para o desemprego 34 mil pessoas na Zona Euro. A taxa de desemprego na região continua, ainda assim, nos 11,4%. É o valor mais elevado de sempre, registado pelo terceiro mês consecutivo. Em Portugal, a taxa continua a ser a terceira mais alta, apenas atrás dos valores da Grécia e de Espanha.
A taxa de desemprego na Zona Euro permaneceu inalterada em 11,4% em Agosto. É o terceiro mês consecutivo em que a taxa fica neste que é o valor mais elevado de sempre (de acordo com os números revistos pelo Eurostat) Portugal não seguiu o comportamento europeu e a taxa de desemprego subiu, estreando um novo máximo histórico.
A taxa de desemprego em Portugal subiu de 15,7%, em Julho, para 15,9%, em Agosto, segundo os números do gabinete de estatística europeu, o Eurostat.
Portugal continua a apresentar a terceira taxa mais relevante da região, apenas inferior à da Grécia e à de Espanha. Na Grécia, a taxa é de 24,4% (relativa a Junho) e de 25,1% em Espanha (relativa a Agosto), uma décima percentual acima da registada em Julho.
Em termos percentuais, o agravamento da taxa de desemprego nacional é o segunda mais considerável. Se houve uma subida de duas décimas no caso português, na Finlândia, a taxa de desemprego subiu três decimas, fixando-se em 7,9% em Agosto.
De acordo com os dados do Eurostat, as taxas de desemprego mais baixas continuam a ser as da Áustria (4,5%, descendo relativamente aos 4,6% do mês anterior), do Luxemburgo (inalterada nos 5,2%) e ainda da Holanda (em 5,3% pelo segundo mês). Na Alemanha, a taxa é de 5,5%. A média da Zona Euro fixou-se em 11,4%, a mesma do mês anterior (a taxa de Julho foi revista de 11,3% para 11,4%), enquanto na Europa a 27 a taxa é de 10,5%.
“O Eurostat estima que 25.466 milhões de homens e mulheres na União Europeia a 27, dos quais 18.196 milhões na Zona Euro, estavam desempregados em Agosto de 2012”, aponta o comunicado. Num mês, mais de 49 mil pessoas ficaram desempregadas na União Europeia, sendo que mais de 34 mil são da Zona Euro.