Jerónimo Martins planeia recrutar 23 mil pessoas na Polónia
Até 2015 a Jerónimo Martins (JM) deverá contratar mais 23 mil pessoas na Polónia para concretizar o seu plano de ter 3000 lojas nesse país até esse ano.
A JM tem actualmente 2000 lojas na Polónia e emprega 36 970 pessoas. «A contratação de colaboradores para as novas lojas e centros de distribuição é sempre feita localmente. Em mais de 36 mil colaboradores menos de duas dezenas são portugueses», refere o grupo, acrescentando que «no entanto, o grupo tem, naturalmente, um intercâmbio de quadros entre os dois países».
As contratações fora de Portugal não se devem ficar pela Polónia, uma vez que o grupo deverá abrir lojas, em Fevereiro, na Colômbia.
Quanto a este objectivo o grupo não esclarece quantas lojas vai abrir, mas o seu presidente já afirmou, que se o negócio na Colômbia correr bem expande-se para outro país da América Latina.
Actualmente é o negócio na Polónia que o grupo tem conseguido manter os seus lucros. Nas contas de 2011, era referido que as vendas do Pingo Doce cresceram 4,2%, mas na Polónia as vendas aumentaram 20,4%.
A aposta nesse país surgiu em 1995 e actualmente a JM, que detém a cadeia Biedronka, é no ranking da Coface, a maior empresa polaca na indústria alimentar, a quarta maior entre as não financeiras em termos de volume de vendas e a sétima do TOP 500 da Europa Central e de Leste.
A aposta no mercado polaco mantém-se e o grupo quer até 2015 superar a marca das 3000 lojas e dos 60 mil trabalhadores.