Tem a experiência, mas falta-lhe o canudo? Cinco dicas para conseguir “O” emprego

Viu um anúncio em que é exigida formação académica, tem a experiência necessária, mas falta-lhe o “canudo”? Saiba como provar que é o candidato ideal. 

 

Há uma estratégia que pode (e deve) colocar em prática para convencer os recrutadores de que tem as competências necessárias para ocupar aquela vaga com que tanto sonha, mesmo não tendo um curso. Eis quatro dicas segundo a empresa multinacional de Gestão de Recursos Humanos Kelly Services:

 

  1. Crie o seu próprio website. É uma boa opção manter um website como uma «montra» onde os recrutadores possam ler a sua biografia e ver o seu currículo. Pode ainda incluir uma secção com projectos nos quais esteve envolvido e também pode criar um blogue.
  2. Destaque a sua experiência. Descreva detalhadamente o tipo de competências e experiências que tem.
  3. Indique boas referências. Antes de se candidatar a um novo emprego, entre em contacto com antigas chefias. É aconselhado ter no mínimo três boas referências de empregos anteriores. Coloque-se no papel do recrutador: é tranquilizador quando elogiam o seu trabalho.
  4. Tente provar que tem as competências desejadas. Existem várias formas: primeiro, pode oferecer-se para realizar uma prova de aptidão, algo cada vez mais recorrente durante as candidaturas a um emprego; e segundo, pode também dar a sua opinião sobre como é que a empresa ou o departamento deverá proceder num determinado assunto, mas tome o seu tempo para recolher informação suficiente sobre o tema. Isto vai mostrar ao potencial empregador que é proactivo e que contribui com soluções para a organização.
  5. Invista em formações rápidas. Existem várias empresas que disponibilizam aulas online e que lhe permitem obter um certificado ou um curso profissional.