Este país pediu ajuda a influencers para «achatar a curva» da COVID-19
O Governo finlandês pediu ajuda aos digital influencers para «achatar a curva» de propagação do novo coronavírus e, assim, evitar o colapso dos serviços de saúde do país.
«Temos consciência de que a comunicação governamental não chega a toda a gente. Antes disto [da pandemia de Covid-19] era possível transmitir mensagens através dos meios tradicionais, como a televisão, mas hoje – especialmente os mais novos – têm acesso às notícias através das redes sociais», fez notar Aapo Riihimäki, porta-voz do departamento de Comunicação do gabinete da primeira-ministra Sanna Marin finlandesa, citada pelo “Politico”.
Segundo o jornal espanhol “Politico”, o Executivo da Finlândia defende que os criadores de conteúdos digitais são tão essenciais para combater o vírus como médicos, motoristas ou trabalhadores de espaços de retalho. Daí que tenha recorrido à agência de marketing PING Helsinki, que mantém relações com vários influenciadores (cerca de 1500) do país, para divulgar as recomendações das autoridades de saúde e do Governo. «Se conseguirmos ter um estudante do secundário com mil seguidores a partilhar informação, isso é incrível», sublinhou ao “Politico” Inna-Pirjetta Lahti, CEO da agência PING Helsinki.
Em Portugal, o Governo e a Direção-Geral da Saúde também têm trabalhado em estreita colaboração com várias personalidades reconhecidas pelo público e também como influenciadores. O objectivo é reforçar a importância da prevenção e dos comportamentos a adoptar para evitar a propagação da Covid-19.