COVID-19. Estão as empresas prontas para regressar à normalidade (possível)?

Muitas empresas já preparam o «dia de amanhã». Três em cada quatro defendem mesmo estar preparadas para retomar a actividade, conclui um barómetro da consultora Kaizen Institute, realizado junto de 220 médias e grandes organizações nacionais.

 

A maioria (73%) dos inquiridos entendem que estão capazes de regressar, segundo o barómetro, a que o “Jornal de Negócios” teve acesso. Por outro lado, 18% admitem que precisam de, pelo menos, um mês para se adaptarem ao regresso, seguindo as normas das autoridades de saúde e do Governo.

Já 30% acreditam que demorará mais de um ano até que a actividade seja plenamente retomada e regresse aos níveis que existiam antes da crise de Covid-19. Outros 30% dizem que este regresso à «normalidade» acontecerá entre seis a 12 meses, enquanto 18% defendem que poderá demorar apenas três meses.

As quebras no negócios são, no entanto, comuns a praticamente todas: 37% aponta uma queda entre 10 e 30% nos resultados de 2020 e 32% das inquiridas antecipam uma queda superior a 30%. Ainda assim, 3% admitem que podem vir a ter crescimento.