Manuel Queiró será o novo presidente da CP
O Governo escolheu um ex-deputado do CDS, Manuel Queiró, para presidente da CP.
O nome do novo líder da transportadora pública já tinha sido enviado antes do Natal à comissão de recrutamento que avalia as nomeações para as empresas do Estado, mas só na passada quarta-feira obteve luz verde, avança o jornal “O Público”.
O ex-deputado foi o escolhido para liderar a CP, substituindo José Benoliel, que estava há cinco anos na transportadora ferroviária (três dos quais como presidente), tendo renunciado ao cargo no último dia em que terminava o seu mandato.
Depois de ter sido deputado, Manuel Queiró destacou-se no Fórum Centro, uma entidade criada para defender os interesses da região Centro e que tem procurado abrir o aeroporto de Monte Real ao tráfego civil. Na sua liderança, Manuel Queiró tem-se caracterizado por ser um homem de consensos, capaz de mobilizar políticos, deputados e autarcas de todo o espectro partidário.
Manuel Queiró vai presidir aos destinos de uma das empresas públicas mais difíceis de gerir. O seu antecessor, José Benoliel, despediu-se dizendo que já não era gestor porque não podia contratar pessoal, não podia investir, nem podia negociar contrapartidas com os trabalhadores. Recorde-se que a CP tem 2900 funcionários e há quatro anos eram 4200.