A sua empresa já promove ginástica laboral? Devia.
Tendo como objectivo melhorar a saúde e bem-estar dos colaboradores, a ginástica laboral pode ser um importante aliado para aumentar a boa disposição das pessoas, controlar do stress, reduzir a ocorrência de doenças e, logo, do absentismo, e até melhorar a relações entre os colegas.
A ginástica laboral consiste num programa de exercícios físicos orientado, (alongamento, fortalecimento e relaxamento) de curta duração, aplicado durante a jornada de trabalho para cada sector e tendo em conta a actividade, com o objectivo de compensar o esforço exigido pela actividade laboral e de desenvolver condições para que as estruturas corporais mantenham o equilíbrio necessário para a manutenção da saúde, explica o site “Natural Ser: saúde funcional”.
A ginástica laboral pode ser dividida em:
- Preparatória – realizada no início do dia de trabalho, com a duração média de 10 a 15 minutos. O principal objectivo é aquecer os grupos musculares que serão solicitados no desempenho das tarefas, fazendo com que se sintam mais preparados ao iniciar as actividades;
- Pausa ou Compensatória – realizada durante a jornada de trabalho com a duração média de 10 a 12 minutos, fazendo com que interrompam a rotina para execução de exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e as posturas inadequadas nos postos de trabalho;
- Relaxamento – realizada no fim do dia de trabalho com a duração média de 10 a 15 minutos. O principal objectivo é o trabalho de relaxamento e alongamentos para oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias.
Objectivo de um Programa Ginástica Laboral Corporativo
Tem como objectivo minimizar os impactos negativos derivados do sedentarismo, beneficiando os colaboradores com o intuito de minimizar os efeitos dos movimentos e posturas repetidos diariamente, que provocam desequilíbrios musculares os quais originam dores e inflamações, podendo levar a doenças osteomuscular relacionadas ao trabalho e lesões por esforço repetitivo.
Os bons resultados são rapidamente percebidos, como o aumento da boa disposição dos colaboradores para o trabalho, o controle do stress, a melhoria das relações entre os colaboradores e a redução da ocorrência de doenças:
- Alívio das dores corporais e maior bem-estar;
- Previne a ocorrência de doenças ocupacionais;
- Maior disposição para trabalhar;
- Reeducação postural;
- Redução do número de acidentes de trabalho;
- Aumento da produtividade da empresa.