Quer trabalhar na Comissão Europeia? Estão abertas as inscrições para estágios remunerados

As candidaturas para estágios remunerados na Comissão Europeia (CE) estão abertas até ao próximo dia 31 de Agosto. Estas candidaturas destinam-se à época de estágios que vai decorrer entre 1 de Março e 31 de Julho do ano que vem, avança o Dinheiro Vivo.

 

«Estão abertas, até 31 de Agosto, as inscrições para os estágios remunerados na Comissão Europeia. Duas vezes por ano, com início em Março e Outubro, a Comissão oferece estágios no domínio administrativo ou da tradução», refere a CE numa nota enviada aos jornais.

«Os estágios estão abertos a licenciados de todas as áreas» e «oferecem uma familiarização com os procedimentos e as políticas das instituições europeias, a oportunidade de contribuir para o trabalho diário da Comissão e uma ocasião para os estagiários porem em prática os seus conhecimentos académicos».

«O trabalho diário de um estagiário pode consistir em organizar reuniões ou participar em grupos de trabalho e audições públicas, preparar documentos de trabalho, nomeadamente relatórios, responder a perguntas dos cidadãos ou dar apoio à gestão de projectos», refere a mesma nota.

«Na área da tradução, os estagiários ficam colocados numa unidade da Direcção-Geral da Tradução e têm uma experiência prática do trabalho de um tradutor numa instituição europeia», refere a mesma fonte.

A CE diz ainda que «para cada período, o Gabinete de Estágios da Comissão determina o número exacto de estagiários a atribuir a cada direcção-geral, serviço ou agência, em função da disponibilidade orçamental e das condições existentes (dimensão, capacidade de absorção, resultados das avaliações realizadas, etc. ).

De acordo com o Dinheiro Vivo, de Março de 2015 a Outubro do ano passado, a CE recebeu quase 141 mil candidaturas a estágios. A maioria foi para as áreas administrativas (quase 128 mil candidatos). À área da tradução concorreram quase 13 mil jovens. A maioria dos candidatos (quase 84 mil) tinha entre 25 e 30 anos de idade.

Na área da tradução, cerca de 3,5% das candidaturas foram bem sucedidas (os estagiários foram aceites); na área administrativa, a taxa de sucesso (de admissão) foi um pouco superior, cerca de 4,7% do total de candidatos.

Isto é, desde marco de 2015, a CE já recebeu mais de 6467 estagiárias e estagiários (452 na tradução e 6015 nas áreas administrativas), indica Bruxelas.

Ler Mais