Estudo revela que 85% dos alunos que realiza bootcamps em tecnologia regista aumento de salário

De acordo com dados recolhidos pela Ironhack destes 85% dos inquiridos, cerca de metade teve um aumento no salário de mais de 5.000€ e 11,1% relatou um crescimento em mais de 25 mil euros brutos anuais, depois da conclusão de um bootcamp tecnológico.

Este é um valor que contrasta com a média salarial nacional de 14.724€ brutos por ano, segundo os dados mais recentes divulgados pelo INE.

 

Segundo 60% dos inquiridos, adquirir novas competências tecnológicas e mudar de carreira são as principais motivações que os levaram a realizar um bootcamp, com 76% a mostrar preferência pelos cursos de Data Analytics e Web Development. Este novo modelo de ensino constitui, assim, uma alternativa ao sistema de educação tradicional, contribuindo para fazer face à significativa escassez de talento nesta área que ainda se verifica no panorama nacional.

De acordo com Munique Martins, responsável pelo campus da Ironhack Lisboa, “existem cada vez mais empresas que recrutam pessoas especializadas em tecnologia através de bootcamps, por estarem cientes da qualidade do talento e competências actualizadas, que vão além de um diploma. Os dados comprovam o impacto que uma especialização em tecnologia tem na vida, tanto profissional como pessoal das pessoas e que é possível ingressar com sucesso no sector tecnológico”.

62% da amostra tem, em média, idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, e, contrariando a tendência de que o setor tecnológico é dominado maioritariamente pelo género masculino, 42% dos alunos são mulheres e 55% são homens.

Dados globais do relatório indicam que 91% dos alunos se sentem preparados para entrar no mercado de trabalho, depois de concluírem um bootcamp em tecnologia, e cerca de 87% estão, agora, mais satisfeitos com a sua carreira. Além disso, 77% dos inquiridos já estão empregados em regime full-time, na especialização escolhida, ao passo que os restantes alunos abriram o seu próprio negócio ou prosseguiram nos estudos.

 

Ler Mais