Em dia de jogo da Selecção Nacional, saiba que lições podem os Recursos Humanos aprender com uma equipa de futebol

O envolvimento profissional está relacionado com a ligação entre os colaboradores com o seu trabalho e com a organização onde se incluem. O futebol tem os seus próprios métodos de gestão de atletas, mas alguns conceitos podem ser levados para dentro das empresas. 

 

  • Trabalho em equipa 
    Uma equipa de futebol para ganhar um jogo e conquistar a vitória precisa saber dividir tarefas e funções. Cada elemento da equipa tem uma função diferente, a qual se complementa com as dos demais jogadores: um jogador vai sempre depender de outro para receber a bola e marcar um golo, pois a equipa só funciona em conjunto.
    Assim como no campo de futebol, as equipas dentro das organizações devem pensar da mesma forma: cada profissional existe para complementar o serviço do outro, para que a organização, num todo, obtenha sempre o melhor resultado.
  • Estabelecer metas e objectivos
    São os objectivos que ditam a acção de uma equipa de futebol. O esforço é pensado tendo em mente um único objectivo: ganhar o jogo. Algumas equipas nas empresas não sabem trabalhar com metas o que as leva a ter uma performance abaixo do esperado. É fundamental possuir um propósito e olhar para cada colaborador como parte da máquina que alcançou uma nova conquista. Sem objectivos palpáveis, a empresa e os colaboradores nunca ficarão motivados para dar o seu melhor.
  • Sentimento de superação
    Um equipa de futebol não é feita só de vitórias, as derrotas também fazem parte. Tal como uma equipa de futebol deve saber lidar bem com o fracasso, para estar preparado para dar o seu melhor no próximo jogo, as equipas das organizações devem pensar que se dia se perde, no outro se ganha. É essencial saber superar os obstáculos.
  • Disciplina
    Para alcançar os objectivos traçados, uma equipa de futebol tem de ter disciplina: treinar diariamente, ter foco e determinação. Os colaboradores também devem preocupar-se constantemente com o seu desenvolvimento profissional e com a motivação dos seus colegas para entregarem os resultados.
  • Estratégia
    Possuir uma boa estratégia é fundamental. Tal como uma equipa de futebol analisa o seu adversário para descobrir como deve se posicionar e jogar, uma equipa de colaboradores de uma empresa necessita de estar alinhada no planeamento estratégico da organização, procurando sempre fazer melhor do que os seus concorrentes.