A avaliação online continua a crescer na SHL Portugal
A utilização das soluções tecnológicas da SHL, para a avaliação do potencial e das competências actuais, contínua em crescimento.
Segundo Jorge Horta Alves, Managing Director da SHL Portugal, «o número de aplicações de testes e questionários pela internet mais do que triplicou de 2011 para 2012. No ano transacto, foram feitos pelas organizações clientes 7237 online assessments para avaliação das aptidões e da personalidade. Neste número está incluída também a avaliação do desempenho a 360 graus. O que leva as organizações a adoptarem estas soluções online é a rapidez, a economia de recursos e a eficiência na obtenção de resultados. Além disso, a utilização deste sistema é universal, tanto para as avaliações presenciais como à distância. Basta que haja uma ligação à internet. Evitam-se erros e poupa-se tempo. Isto é evidente em todas as situações, particularmente quando há dispersão geográfica das pessoas a avaliar ou quando os números são elevados».
Raquel Andrade, directora do escritório da SHL na cidade do Porto, confirma que no Norte do País «tem havido uma progressiva adesão à avaliação online, que se reforça com a continuidade da utilização. As empresas usam o sistema de aplicação de testes com autonomia ou pedem o serviço de aplicação e obtenção dos resultados à SHL Portugal. No Porto, temos clientes de todos os tipos: grandes e médias empresas industriais, farmacêuticas, de distribuição ou de consultoria. Ainda que os testes de aptidões Verify sejam bastante aplicados, a utilização do online recai mais na avaliação da personalidade com o Inventário de Comportamentos Profissionais – OPQ. A avaliação de pessoas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores e em países estrangeiros, devido à internacionalização de algumas organizações nossas clientes, no Norte de Portugal, torna o online assessment uma ferramenta indispensável».