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O que um líder precisa fazer para envolver mais as equipas
Mais do que nunca, é importante ter a equipa envolvida e motivada para conseguir dar respostas aos desafios do negócio, acrescidos daqueles que a pandemia – e o novo confinamento – vieram trazer. O contexto não é fácil – e a distância dificulta a gestão das equipas, mas estas dicas vão ajudar.
Estas cinco práticas vão ajudar os líderes a melhorar a comunicação com a equipa, a fortalecer a transparência e aumentar o engagement:
1. Ouça o que a equipa tem a dizer
A equipa tem muito a contribuir para os processos da empresa. O líder deve dar espaço para que ela possa propor ideias e novas soluções para as tarefas rotineiras.
2. Promova uma equipa autónoma
Todos os colaboradores já sabem o que é preciso ser feito, foi escolhido porque possui as características e as competências necessárias para a função. Dê autonomia para que ele possa desempenhar as suas actividades e desenvolver o sentimento de pertença.
3. Valorize as características individuais
Cada pessoa possui talentos e vivências únicas. Valorize essa especificidade e busque conectar essas características às funções que desempenhará. Uma das principais causas de desmotivação e turnover nas empresas é o subaproveitamento dos talentos dos colaboradores.
4. Defina desafios e metas
Estabeleça desafios que estimulem o trabalho colaborativo das equipas e defina metas para nortear as actividades a serem executadas em prol do resultado global da empresa.
5. Reconheça e valorize a sua equipa
O reconhecimento é uma das maiores fontes de envolvimento dentro de uma organização.