Conversas informais de directores de empresas (e não só) durante o primeiro confinamento resultam em livro para inspirar o futuro
A Mercer Portugal lançou ontem o livro “Imagine: Relatos de um tempo estranho, atípico e extraordinário”. A obra inspirada em conversas virtuais, por Zoom, que serviram de partilha entre amigos e clientes da Mercer Portugal, reúne 28 testemunhos de profissionais das áreas de Recursos Humanos, Marketing e direcção de empresas.
O lançamento decorreu online, ontem, entre as 18h30 e as 20h, e contou com a participação dos autores, do professor e filósofo António de Castro Caeiro, que apresentou a obra, e de Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA, instituição para a qual revertem parte das receitas de venda do livro. Os anfitriões foram Diogo Alarcão e Tiago Pimentel, CEO e director de Marketing e Comunicação da Mercer Portugal, respectivamente.
Diogo Alarcão explicou que as histórias que levaram à criação deste livro surgiram no primeiro confinamento obrigatório, altura em que a Mercer reuniu conjuntos de cinco a sete pessoas para, em tom informal, falarem sobre os desafios que estavam a viver quer em termos profissionais, de gestão de equipas, teletrabalho, quer a nível pessoal. Este formato de conversas descontraídas foram intituladas “Conversas às 5 para as 10 da noite”.
«Acredito que muitos leitores se irão rever nestas partilhas e já que estamos a voltar ao confinamento também aprender com elas. Este livro servirá também para avaliarmos se o que pensávamos e defendíamos em 2020 vai acontecer de facto: os modelos híbridos ficaram para durar? As empresas tornaram-se mais humanas? A comunicação foi elemento chave para o processo de transformação organizacional? Os investimentos na saúde e bem-estar tiveram um incremento significativo? Estes e outros cenários é o que, quando escrevemos este livro, IMAGINamos que se poderá tornar realidade como consequência da pandemia. Hoje ainda não conseguimos encontrar uma resposta clara sobre como ficará o mundo depois da COVID-19, mas divertimo-nos juntos, sem dúvida, a partilhar e relatar o presente e ousámos imaginar o futuro neste livro», partilhou Diogo Alarcão.
António de Castro Caeiro apresentou a obra, partilhando algumas impressões sobre os testemunhos dos autores. Salientou que todos falaram em «caos como oportunidade, transformação, situação hermenêutica, crise, auto-interpretação, transferência, futuro». E invocando Aristóteles, destacou: «o possível existe a partir do que está disponível, fazer o sempre a partir do que está disponível e aí encontra-se o mais belo que há».
Já no final, após alguns autores partilharem como foi o processo de criação deste livro e a importância que assumiu não só no período de confinamento mas também para o futuro, Isabel Jonet salientou a importância do «poder mobilizar pessoas» e também a «esperança que todos estes testemunhos inspiram». O livro pode ser adquirido, aqui. As receitas revertem em parte para a Rede de Emergência Alimentar, criada para apoiar as famílias mais impactadas pela pandemia.
A apresentação terminou com a actuação de Tiago Pimentel, que interpretou o tema «Imagine» de John Lennon.
Pode rever aqui toda a sessão de apresentação.
O livro conta com os testemunhos de:
Diogo Alarcão – CEO da Mercer Portugal
Alexandra Sequeira de Carvalho – Directora de RH da Sport TV (até Novembro de 2020)
Ana Guimarães – Directora de RH da Hovione
Catarina Horta – Directora de Capital Humano do Novo Banco
Catarina Tendeiro – People & Organization Director do Grupo Ageas Portugal
Clara Trindade – Directora de RH da L’Oréal
Cláudia Monteiro – Assessora da Administração RH da RAR
Cristina Campos – Country President and Pharma General Manager da Novartis
Hélder Neves – Group CFO da SIBS
Isabel Moisés – Group HR Executive Director da SECIL
Isabel Viegas – Docente da Católica Lisbon Business School
Joana Queiroz Ribeiro – Directora de Pessoas e Organização da Fidelidade
Luis Filipe Monteiro – Head of Corporate HR and Sustainability da Mota Engil
Luis Wissmann – Director de RH da José de Mello
Margarida Manaia – Directora de Recursos Humanos do Pingo Doce, Grupo Jerónimo Martins
Nuno Ferreira Morgado – Sócio e Coordenador Laboral da PLMJ
Paula Carneiro – Corporate HR Director da EDP
Paula Ferreira Borges – Managing Director da SRS
Paulo Pisano – Membro da Comissão Executiva da Booking
Pedro Serra – CEO da EURO M
Ricardo Aguiar – Senior HR Consultant da Mercer Portugal
Sara Eusébio Fonseca – Head of HR do Santander
Teresa Cópio – Directora de RH do Dom Pedro
Teresa Nascimento – Vice President da People Defined Crowd
Tiago Brandão – R&D and Innovation Director do Super Bock Group e CEO da The Brothers Company
Tiago Pimentel – Head of Marketing and Communications da Mercer Portugal
Vanda Jesus – Directora Executiva Estrutura de Missão Portugal Digital
Verónica Soares Franco – Membro da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group