Não sabe como fazer o onboarding online de novos colaboradores? Siga estas dicas
A COVID-19 impactou a vida de todos a uma escala global. Muitas empresas viram-se forçadas a adoptar o teletrabalho. Mas o que acontece quando é preciso integrar um novo colaborador?
É comum imaginarmos o onboarding como uma forma da empresa estar ao lado do novo colaborador, sendo um processo de integração, onde ele se sentirá parte da rotina da empresa, dos colegas de trabalho e de seus novos gestores, mas como realizar essa integração à distancia?
O onboarding online tornou-se numa solução para um momento de crise, uma alternativa impulsionada pela pandemia, que já vinha sendo implementado na rotina e no planeamento da empresas, mas que com a necessidade do distanciamento social, se tornou numa realidade na realização de contratações.
Com uma boa dose de planeamento, as contratações podem ser feita à distância, de maneira rápida e segura, e também mais económica, através do onboarding online, que orienta os novos colaboradores para a rotina produtiva com velocidade, precisão e total acompanhamento através de ferramentas digitais.
Dicas para estruturar o onboarding online da empresa
- Deixe todo o onboarding online desenhado e planeado. Evite os improvisos e os imprevistos. Analises o onboarding tradicional e transponha-o para o meio digital. Certifique-se de que todas as etapas do onboarding online estão de acordo com os procedimentos normalmente realizados pessoalmente.
- Prepare a chegada do novo colaborador demonstrando acolhimento, empatia e comprometimento em estar por perto dele para o que ele precisar. Reforce a atenção e disponibilize todos os meios para que o colaborador possa tirar dúvidas, realizar o seu trabalho e ter o acompanhamento adequado.
- Envie o material de trabalho para o profissional: um kit de teletrabalho deve fazer parte do processo de onboarding online.
- Planeie o uso de ferramentas de comunicação, como o Zoom; Google Hangouts Meet; Slack; Microsoft Teams.
- Reforce os valores da empresa