Entrevista: «O nosso objectivo assenta na criação de emprego sustentável», Vítor Antunes, TalentSpot
Talent Spot, a nova plataforma de recrutamento desenvolvida pelo ManpowerGroup, permite às empresas encontrarem, em apenas 10 dias, o candidato com as competências que procuram. Através do recurso à inteligência artificial e a uma base de recrutadores experientes freelancers e em diversas áreas, a plataforma permite gerir os processos de recrutamento de forma simples, conveniente e com um único interlocutor e interface.
Por Sandra M. Pinto
Vítor Antunes, managing director da Manpower e da TalentSpot, em entrevista à Human Resources referiu que «o factor diferenciador da TalentSpot é a especialização dos recrutadores associados à plataforma», explicando detalhadamente o seu funcionamento e finalidades.
Quando surgiu e o que é Talent Spot?
A TalentSpot representa uma transformação na forma como interpretamos a cadeia de valor dos serviços de Recursos Humanos, e representa para uma organização de pessoas, que tem nas pessoas o seu principal valor, o reconhecimento da importância que o digital pode ter na forma como gerimos o nosso relacionamento com candidatos e clientes. É uma plataforma que nos permite acrescentar valor de forma inovadora, num momento em que a escassez de talento atinge valores máximos em Portugal. A TalentSpot potencia as capacidades da Inteligência Artificial para unir as necessidades de empresas, em funções especialmente difíceis de recrutar nas áreas de tecnologia e life sciences, com os melhores recrutadores freelance, especializados nestas sectores, optimizando assim o tempo e a qualidade na entrega dos perfis.
Qual a filosofa e missão da plataforma?
A missão é criar emprego de forma sustentável criando uma sociedade mais forte e melhor, conectando recrutadores, candidatos e clientes de maneira inovadora e eficaz, e desta forma, gerando valor para todos os elementos na cadeia de recrutamento e permitindo que atinjam os seus objectivos de desenvolvimento.
Na sua opinião, quais são os factores diferenciadores da Talent Spot?
O factor diferenciador é a especialização dos recrutadores associados à plataforma. A partir daí a tecnologia alavanca o potencial humano, acelerando a conexão entre as partes interessadas, aumentando a acessibilidade, e garantindo através de algoritmos de Machine Learning que o recrutador mais adequado para determinada posição é o utilizado para garantir o melhor candidato para a melhor empresa.
As empresas vão ali encontrar profissionais de alguma área especifica, ou são estas diversas?
A TalentSpot trabalhará o sector das Tecnologias de Informação, bem como de Healthcare e Life Sciences.
Em quanto tempo uma organização encontra o candidato ideal que corresponda àquilo que procura?
Essa pergunta é difícil de responder, porque existem demasiadas variáveis que a influenciam. A expectativa é a de que, recorrendo a pools alternativas de talento seja possível aumentar o número de colocações e acelerar no tempo a entrega de candidatos.
De que forma se desenvolve o processo?
A TalentSpot é uma plataforma multilateral, que une recrutadores e clientes, procurando o garantir o “fit” dos mesmos com recurso a Inteligência Artificial. O funcionamento é muito simples e intuitivo: o primeiro passo é dado pelo cliente, que sobe à plataforma o perfil para o qual necessita de recrutar talento. A partir desse momento, a plataforma faz o match entre essa necessidade e os recrutadores com maior taxa de êxito nesse tipo de perfis e o processo de selecção é proposto ao recrutador freelance. Se este aceita a posição, irá subir à plataforma os seus melhores candidatos para aquela função, para que o cliente possa analisar os CVc, entrevistar e, finalmente, fazer a proposta de contratação.
Trabalham com recrutadores independentes?
Sim, acreditamos que os novos modelos de trabalho são um desejo dos colaboradores, sobretudo na flexibilidade que lhes conferem. De acordo com o nosso Talent Shortage Survey, esse é o quarto aspecto mais relevante para os colaboradores na escolha de uma empresa com quem trabalhar.
Que mais-valias têm eles em colaborar com a Talent Spot?
Os nossos recrutadores garantem equilíbrio na sua vida, capacidade de escolha face aos perfis que querem trabalhar, horários de trabalho não tradicionais com um foco na produtividade e não na presença. Como factor relevante, o facto de o poderem fazer em representação de uma marca forte como é a ManpowerGroup, com tudo o que isso representa em termos de presença no mercado e volume de trabalho para ser realizado.
De que forma analisam o recrutamento em Portugal?
Já temos vindo a discutir este assunto, e existem desafios que são decorrentes de uma conjuntura positiva. Desafios como a criação líquida de emprego positiva face à atractividade do país, e a escassez de talento decorrente de altos níveis de empregabilidade, mas também da transformação de modelos de negócio e expectativas de clientes que alteram as competências mais procuradas a um ritmo muito acelerado.
O nosso Talent Shortage Survey indica que 60% das organizações não consegue preencher as vagas que lança para o mercado, e por isso é fundamental um esforço relevante de todas as partes interessadas. Esse esforço passa pelo recurso a pools alternativas de talento, mas também pelo investimento estrutural em educação e formação que permita o reskill e upskill efectivos dos colaboradores. Ao mesmo tempo, as organizações devem melhorar as suas propostas de valor de empregador de maneira a ir ao encontro dos desejos dos candidatos, e criar condições efetivas para que exista maior flexibilidade na partilha de talento relevante em cada momento para cada organização. A TalentSpot, procura responder a cada um destes quatro desafios, dentro daquele que é o seu âmbito de atuação.
Neste pós pandemia que desafios se vos apresentam como principais?
Os principais desafios continuam associados à forma como as organizações respondem à necessidade de agilidade que o mercado determina. As lideranças deverão estar preparadas para promover uma cultura de inovação e aprendizagem que não comprometa o desempenho dos seus colaboradores e que seja coerente com os respetivos propósitos organizacionais.
Ainda existe uma guerra pelo talento?
Sinto-me tentado a responder que sim, porque os dados que partilhei convosco poderiam indicar que esse seria o caminho. No entanto, e em abono da verdade, os diversos agentes do mercado (clientes, candidatos e colaboradores) já entenderam que essa guerra não terá sobreviventes. Pelo que entendo ser mais correcto falar-se numa colaboração pelo talento. Devemos colaborar para definir as necessidades das várias partes e desenvolver o talento necessário à nossa competitividade económica, e à melhoria das nossas vidas como um todo.
Depois de mais de um ano de pandemia e confinamentos, como estão as empresas a pensar recrutar?
Os processos operacionais transformaram-se, e os do recrutamento não são excepção. Teremos uma maior presença do digital, e um aumento de interacções com candidatos, o que irá trazer mais dados para cima da mesa. O sucesso dependerá da capacidade de os transformar em informação relevante que transforme as abordagens que são feitas a candidatos nas diferentes vertentes.
O seu mindset mudou de alguma forma?
O nosso objectivo continua a ser o de criar emprego sustentável, mas os meios, as ferramentas, a velocidade de execução, foram naturalmente transformadas num sentido que pensamos ser de evolução, medida pelo número de colocações, pela velocidade das mesmas, e pela melhoria das condições dos candidatos.
Usam a inteligência artificial como um dos suportes da nova plataforma. Esta digitalização do recrutamento é uma tendência do sector?
Sem dúvida. A exigência dos clientes, hoje, passa por ter mais, melhor e mais rápido e a Inteligência Artificial enquanto elemento potenciador do talento humano é chave para que as organizações consigam corresponder adequadamente
Que outras tendências identificam?
Lançamos este ano um estudo intitulado as 21 tendências do Mundo do Trabalho para 2021. Não querendo referir todas destacaria a crescente escassez de talento e uma transformação na hierarquia de necessidades, com foco na flexibilidade, saúde e bem-estar dos colaboradores, o rápido crescimento do trabalho remoto e de novos modelos de trabalho assentes numa crescente flexibilidade e a co-existência colaborativa entre as competências humanas e a tecnologia. Se me é permitido, aconselho a leitura deste estudo, pois identifica para além das quatro forças do mundo do trabalho o surgimento de novas tendências impactantes.
Quais os objectivos da Talent Spot a médio/longo prazo?
Os nossos objectivos a médio/longo prazo estão ligados ao nosso propósito de criação de emprego relevante e sustentável, através da nossa visão de liderar na criação de soluções inovadoras que permitam aos nossos clientes vencer os desafios de um mundo do trabalho em constante transformação.