A procura de profissionais de retalho com habilitações literárias a um nível mínimo de licenciatura e/ou com uma especialização profissional estratégica para o core business do negócio aumentou. A conclusão é do estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão.
A criação de Academias e/ou a facilitação de acesso a cursos do Ensino Superior é já uma realidade vivida por muitas empresas e um claro ponto de viragem para o sector.
A procura de perfis hands-on, participativos na estratégia e visionários é também opção certa para qualquer nova incorporação. Da parte dos candidatos, a procura de melhores condições salariais e um maior equilíbrio vida pessoal/trabalho, em empresas com foco na sustentabilidade e na inclusão, são mais procuradas.
O estudo mostra que os cargos de direcção, um director-geral pode auferir até 160 mil euros, um director de compras 110 mil euros e nas funções de operações de retalho não alimentar, o Retail manager pode ganhar entre 42 e 63 mil euros.
A tendência do sector em 2021 foi surpreendentemente positiva face ao que se previa no ano anterior, num sector que avança para a profissionalização. O início do ano foi ainda marcado por algum receio pandémico resultante de um segundo fecho de portas, mas com uma adaptação muito mais rápida que proporcionou a existência de uma retoma bastante mais acentuada depois disso.
O consumidor é agora mais experiente na gestão omnicanal das suas compras e mais entendido sobre todo o processo. As empresas, no geral, encontram-se um passo à frente em termos de tecnologia e o objectivo será crescer, não só em termos de números como de estrutura.














