CITE assinala amanhã Dia Nacional da Igualdade Salarial
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego lançou uma campanha que pretende chamar a atenção para as disparidades salariais entre géneros.
O dia celebra-se em Portugal a 6 de Março já que, em média, as mulheres precisariam de trabalhar até 6 de Março para ganharem o mesmo do que os profissionais do sexo masculino – isto é, mais 65 dias. É esta discrepância de 18% entre os salários dos homens e das mulheres que a CITE quer combater.
Os dados de 2011, últimos apurados, tendo por base os quadros de pessoal, apontam para a estagnação da situação. Mantêm-se, portanto, os 18% de diferença, sem se ter registado qualquer evolução, segundo a CITE.
Para além dos mupis de rua e dentro dos transportes públicos, espalhados um pouco por todo o país, a CITE vai disponibilizar na sua página um inquérito de auto-avaliação a que as empresas poderão aceder gratuitamente para avaliar o seu risco de desigualdade salarial. Esta é a primeira parte de uma ferramenta informática de cálculo on- line de disparidades salariais, que a CITE lançará, no mesmo espaço e a título gracioso, a partir de Junho de 2014.
Ainda, para lembrar as principais empresas deste problema, a CITE vai enviar aos CEOs das principais empresas em Portugal um pequeno objecto simbólico, enquanto metáfora da quase invisibilidade desta desigualdade entre homens e mulheres.