Índice de Diversidade e Inclusão coloca Accenture no topo do ranking mundial
A Accenture foi mais uma vez classificada em primeiro lugar no Índice de Diversidade e Inclusão da Refinitiv, que identifica as 100 empresas cotadas em bolsa com os locais de trabalho mais diversos e inclusivos, com base nos dados ambientais, sociais e de governance (ESG). Este é o sétimo ano consecutivo da Accenture no índice e a terceira vez que ocupa o primeiro lugar nos últimos cinco anos.
«Estamos orgulhosos pelo facto de a Refinitiv ter reconhecido o sólido compromisso da Accenture com a diversidade e inclusão, que é essencial para o crescimento do nosso negócio, inovação contínua e capacidade de criar valor 360° para os nossos clientes, colaboradores, comunidades e todos os stakeholders», afirma Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture.
Actualmente desenvolvido pela Refinitiv, uma subsidiária do London Stock Exchange Group, o índice foi projectado para medir de forma transparente e objectiva o desempenho relativo das empresas em relação a factores que definem locais de trabalho como diversos e inclusivos. Para compilar o índice, a Refinitiv avaliou dados disponíveis publicamente de mais de 11.000 empresas em todo o mundo, medindo-os de acordo com 24 métricas e quatro pilares principais: Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Pessoas e Notícias e Controvérsias.
Entre as áreas que a Refinitiv considerou na sua avaliação e classificação da Accenture estão:
· Flexibilidade: a Accenture já oferecia aos seus colaboradores acordos formais de trabalho flexível, como horários em part-time. À medida que a flexibilidade se foi transformando para além do espaço e lugar, a Accenture está a introduzir novas formas de conexão, incluindo o seu metaverso empresarial, o Nth Floor, um mundo virtual feito à medida.
· Desenvolvimento do talento: Em linha com o seu forte compromisso em ajudar as pessoas a desenvolver as suas capacidades e permanecer competitivas para o futuro, a Accenture investiu 1,1 mil milhões de dólares em oportunidades de formação e desenvolvimento para os seus colaboradores no ano fiscal de 2022.
· Equidade e inclusão: a Accenture conta com 120.000 aliados da comunidade LGBTI+ por todos os países onde opera e mais de 90 redes de orgulho Pride em todo o mundo. A empresa continua a progredir em direcção à sua meta de uma força de trabalho com paridade de género; actualmente, 47% da força de trabalho da empresa é feminina, assim como 47% das novas contratações.
· Acessibilidade: A empresa possui 32 Accessibility Centers em todo o mundo, onde pessoas com deficiência podem obter ferramentas, tecnologia e suporte para serem bem-sucedidas nas suas funções. A rede global Disability Champions da Accenture aumentou a sua adesão para 35 000 pessoas.
· Diversidade no conselho de administração: O Conselho de Administração da Accenture é equilibrado em termos de género, liderado por uma presidente feminina e diversificado em composição geográfica, com membros de quatro continentes.