![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/01/1innovationedit.jpg)
Como se fomenta a inovação nas empresas portuguesas
Conheça as conclusões de um inquérito da Regus sobre o tema numa altura em que cada vez mais empresas se apercebem da importância de ter colaboradores empreendedores e inovadores nas suas equipas.
Dada a crescente importância atribuída ao desenvolvimento do empreendedorismo dentro da empresa, o inquérito pediu aos inquiridos que identificassem quais as medidas que consideravam essenciais para fomentar o aparecimento dos chamados empreendedores e concluiu que mais de metade das firmas portuguesas seleccionou programas de actualização de competências (56%).
Seguem-se a mistura de pessoal com diferentes cargos (46%) e o acesso à gestão sénior (32%).
Já 28% dos inquiridos indicou que os escritórios em open space são um impulsionador de inovação essencial, 68% dos inquiridos pensa que o empreendedorismo aumentou nos últimos cinco anos no respectivo sector e 6% afirma que o empreendedorismo feminino está a aumentar. Do mesmo modo, 7% afirma que as atitudes empreendedoras após uma situação de fracasso também estão a aumentar.
O estudo da Regus recolheu os pontos de vista de cerca de 19 000 profissionais de quadros superiores e proprietários em 98 países.