É dos sectores mais relevantes na sociedade. Serão estas funções (e competências) mais procuradas no sector de Healthcare & Life Sciences no próximo ano
A empresa de recrutamento Michael Page lançou o estudo anual sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão. São estas as tendências para o sector de Healthcare & Life Sciences.
Em 2022, o sector de Healthcare & Life Sciences foi dos mais dinâmicos. Ao contrário de anos anteriores, as áreas mais técnicas foram as que apresentaram maior crescimento, nomeadamente Qualidade, Assuntos Regulamentares e direcção Técnica (QP’s).
Na área comercial, destacam-se as posições de Desenvolvimento de Negócio Internacional, tanto ao nível de especialistas como de management (com maior destaque na área do Canábis Medicinal), assim como Key Account managers transversalmente aos vários subsectores (no entanto, com maior procura pela área de Consumer Healthcare). Na área do marketing, tem existido um enorme investimento na maior qualificação destes profissionais, destacando-se a aposta em competências de Marketing Digital e Ecommerce
Na área de medical, apesar de menor crescimento, mantém-se a procura e dinâmica inerente ao sector. É de notar que actualmente este é um “mercado de candidato” – os candidatos são bastante mais exigentes, procuram empresas com valores com as quais se identifiquem, líderes inspiracionais, worklife balance, mudanças que o sector tem vindo a tentar acompanhar.
As empresas deste sector procuram candidatos altamente qualificados nas áreas das Ciências da Saúde, Gestão e Marketing. Formações complementares como pós-graduações, doutoramentos.
MBA’s e cursos técnicos continuam a ser valorizadas. No entanto, além das competências técnicas, o perfil comportamental tem vindo a ganhar maior destaque, sendo este um fator decisivo no momento de tomada de decisão.
Salário, boa reputação da empresa e trabalho flexível continuam a ser factores decisivos para atracção e retenção de talento neste sector. Nas funções comerciais, um Business Unit manager (cargo máximo) pode auferir até 150 mil euros, enquanto no departamento médico, um director Médico pode atingir os 130 mil euros, numa média salarial sem grandes variações relativamente ao ano anterior.