O stress pode ser produtivo

“Quando o stress ocorre, pensar nele como fortalecedor em vez de debilitador poderá diminuir os riscos para a sua saúde e aumentar, materialmente, a sua produtividade e desempenho”, explica Shawn Achor, fundador da Good Think, Inc. e o autor de “The Happiness Advantage”.

Achor juntou-se a Alia Crum, da Universidade de Yale, para fazer um estudo sobre os impactos do stress, com uma amostra de 380 gestores. Os investigadores concluíram que a percepção que se tem sobre o stress pode determinar a reacção produzida.

“A investigação indica que o stress, mesmo em níveis altos, cria maior resistência mental, relações mais profundas, consciencialização mais elevada, novas perspectivas, um sentimento de domínio, uma maior apreciação da vida, um sentido mais apurado de significado e prioridades reforçadas”, explica Shawn Achor sobre as conclusões do estudo, no jornal online Dinheiro Vivo.

Entre os gestores estudados, a escala de produtividade, que vai de 1 a 4, passou de 1,9 para 2,6 quando tiveram formação sobre “Repensar o Stress”.