![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/08/1verao_edit.jpg)
Na silly season também se procura trabalho
Descubra como se pode tirar partido da época de Verão para encontrar emprego, segundo a Transitar.
O Verão não é só tempo de férias, mas também uma altura que se revela crucial para empresas e candidatos. Saiba como delinear uma estratégia para encontrar emprego, segundo as sugestões da Transitar, especialista em Outplacement.
«STOP!… and think. As empresas aproveitam os meses de Verão para fazer um balanço e definir estratégias e prioridades, entre elas, novas contratações, que geralmente acontecem em Setembro. Portanto, neste período, o candidato deve manter-se igualmente atento ao mercado, uma vez que é nos meses mais calmos, devido ao período de férias, que se prepara em muitas empresas a rentrée.
Ready. Set. Go! Sempre conscientes de que não devem enviar CVs massivamente, os candidatos devem preparar o seu plano de comunicação com o mercado (isto é, como se enquadrar numa óptica de resposta às necessidades das empresas) e de marketing pessoal (ou seja, a que segmentos de mercado e empresas quer chegar e como se vai apresentar aos mesmos). Aproveitar o período de férias para avaliar através dos meios de comunicação, redes sociais ou outros meios à disposição as últimas novidades das empresas que lhe interessam será uma preciosa ajuda. Evitará perdas de tempo e permitirá o ajuste dinâmico da abordagem ao mercado.
Networking primeiro, CV depois. Um bom CV continua a ser fundamental, no entanto, já não é o primeiro elo de ligação com um potencial recrutador. Na verdade, o pedido de envio de um currículo vem cada vez mais após uma introdução presencial ou indicação de outro profissional (seja antiga chefia, ex-colega de trabalho, familiar, amigo ou outro). Cada vez mais contactos começam também a chegar através das redes sociais e, de acordo com o “2014 Jobvite Job Seeker Nation Study”, o mais recente relatório da Jobvite, 94% dos recrutadores prefere o LinkedIn às restantes redes sociais enquanto ferramenta de recrutamento. Estes são motivos mais do que suficientes para os candidatos aproveitarem o período do Verão para fortalecerem os seus contactos e reservar algum tempo para remodelar os seus perfis nas redes sociais, tendo em conta o plano de abordagem ao mercado estabelecido.
Fazer-se notar. Mesmo em contexto de férias, os candidatos devem manter-se activos e atentos ao mercado. A época de férias é uma excelente oportunidade para, num contexto mais descontraído, continuar activamente a trabalhar no processo de transição de carreira. É imprescindível que um candidato se faça notar, o que passa não só por uma pesquisa destas empresas percebendo quais as mais adequadas para o objectivo definido, como também pelo envio de um CV cuidadosamente pensado e posterior telefonema que fomente o contacto futuro.»