Flash Talk: «O mercado de trabalho valoriza cada vez mais competências sociais e comportamentais.»

Negligenciar a importância das soft skills e do marketing pessoal gera défices de liderança, ausência de autoconhecimento e incapacidade de estabelecer relacionamentos. O alerta é de Manuel Laranja, professor associado do ISEG que, em entrevista, sublinha a relevância destes temas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Por Ana Leonor Martins

 

De 14 a 25 de Novembro, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) promove a primeira edição do curso executivo «Soft Skills & Marketing Pessoal». É um curso que explora o auto-conhecimento e a reflexão individual a par do desenvolvimento de capacidades de socialização e networking. Manuel Laranja coordena o curso, que se destina a todos os que sintam necessidade de melhorar a gestão da sua carreira.

Qual a importância que assumem as soft skills e o marketing pessoal hoje em dia?
As soft skills são determinantes para criação de uma marca pessoal cuja imagem assente em qualificações e aptidões específicas de cada pessoa. De um modo geral, as soft skills são definidas como um conjunto de atributos, competências, atitudes ou hábitos que promovem formas de interação e boas relações com as pessoas que nos rodeiam e que, portanto, melhoram o desempenho profissional. Embora as soft skills e o marketing pessoal tenham uma forte componente de aprendizagem através da experiência, a sua aprendizagem pode ser acelerada em sala de aula.

Estão os profissionais conscientes e sensibilizados para a importância destes temas?
É percepção por parte dos profissionais que o mercado de trabalho valoriza cada vez mais competências sociais e comportamentais e foi isso que nos levou a desenhar esta oferta. Para além disso, o marketing pessoal é hoje essencial para aumentar as perspectivas de carreira, quer dentro de uma mesma organização, quer no transitar entre diferentes organizações ao longo do percurso profissional. Acreditamos que, quando se procura emprego pela primeira vez, ou quando se procura mudar de emprego, as soft skills e marketing pessoal podem ser decisivas para se ser seleccionado.

Quais as soft skills mais necessárias para se ser bem sucedido profissionalmente?
Não existem soft skills mais necessárias e menos necessárias. Elas funcionam no seu conjunto. Por isso, o ISEG reuniu um corpo de docentes e especialistas com grande experiência prática nas mais modernas ferramentas e metodologias, para lançar o curso de “Soft Skills e Marketing Pessoal”. Este curso é composto por 10 módulos com conteúdos que se complementam e que vão desde a metodologia de reflexão até ao empreendedorismo, passando pela gestão da imagem pessoal, promoção de marca pessoal, comunicação, linguagem corporal, networking, fotografia e storytelling.

Mas consegue identificar quais as soft skills que os profissionais portugueses, no geral, mais têm que trabalhar?
Essa é uma pergunta difícil, pois muito depende muito da formação original de cada um, bem como das aprendizagens no trabalho que cada um de nós vai acumulando. Em geral, capacidades de liderança, cooperação e comunicação costumam sempre ser muito necessárias.

Quais os principais erros que se cometem na gestão do marketing pessoal?
Talvez o erro mais frequente que se comete, desde há muito, é o não reconhecer que esta é uma área de formação e desenvolvimento pessoal cada vez mais essencial. Em consequência, o negligenciar deste tipo de formações gera défices de liderança, ausência de auto-conhecimento e incapacidades de estabelecer relacionamentos e de posicionamento que são hoje fundamentais no mundo dos negócios.

Quais as principais tendências nestas áreas? Comparativamente a outros países, em que estado evolutivo está Portugal?
A tendência geral é para, cada vez mais, este tipo de práticas e formações experiências ser cada vez mais comum. Portugal tem tido alguma oferta nestes domínios, mas em reduzida quantidade. Espera-se que com o reconhecimento progressivo da importância deste tipo de formação dirigida ao desenvolvimento das capacidades soft dos indivíduos e das suas relações, haja um procura cada vez mais forte.

Quais os principais objectivos do curso intensivo “Soft Skills e Marketing Pessoal”, que começa esta segunda-feira no ISEG?
Pretende-se que os participantes melhorem as suas aptidões técnicas, adquirindo um maior e mais vasto leque de competências soft e maior capacidade de se apresentar e posicionar. Para isso é essencial melhorar a presença individual, quer nas redes sociais quer em offline, trabalhar ao nível da essência do individuo (o “eu”) e da imagem que quer projectar.

Ler Mais