Filipa Martins, Edenred Portugal: «Mitigar a perda do poder de compra das pessoas é uma questão de motivação e responsabilidade para as empresas»
Filipa Martins, directora-geral da Edenred Portugal, acredita que «para mitigar a perda do poder de compra, é fundamental que as empresas trabalhem mais esta componente e disponibilizem um pacote de benefícios sociais, com soluções de refeição, educação, formação e saúde que, por terem vantagens fiscais, permitem aumentar o rendimento líquido disponível».
«Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, captar e motivar o talento está directamente dependente da capacidade de as organizações irem ao encontro das expectativas dos colaboradores, dando respostas efectivas às premissas que os movem.
O Barómetro deste mês vem atestar que o salário e os benefícios continuam a ser absolutamente críticos na proposta de valor para o colaborador, sobretudo num cenário de inflação. Face à previsão de subida contínua de custos e, ainda no início do ano, a maioria dos inquiridos revela que o aumento do custo de vida já está a condicionar e a impactar de alguma forma as pessoas nas suas organizações.
Para mitigar a perda do poder de compra, é fundamental que as empresas trabalhem mais esta componente e disponibilizem um pacote de benefícios sociais, com soluções de refeição, educação, formação e saúde que, por terem vantagens fiscais, permitem aumentar o rendimento líquido disponível.
Paralelamente, os benefícios sociais são ferramentas que podem apoiar as políticas de formação e desenvolvimento, naquele que é o 3.º critério mais valorizado pelos colaboradores. Com os novos modelos flexíveis de trabalho a assumirem-se como factores críticos, as organizações têm ainda o desafio de não descurar também os encontros presenciais. É essencial propiciar momentos de interacção geradores da criatividade em equipa, tão importante para a cultura da empresa e inovação.
Na Edenred, além de diversos eventos programadas ao longo do ano, temos, por exemplo, um conjunto de conferências e workshops regulares, as EdenTalks, que nos permitem trabalhar no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto reforçamos as componentes relacionais.
A resposta adequada a todos estes factores é impreterível para motivar as pessoas e alcançar os resultados desejados. É também uma questão de responsabilidade das empresas para com as suas pessoas e a sociedade.»
Este testemunho foi publicado na edição de Fevereiro (nº.146) da Human Resources, no âmbito da XLV edição do seu Barómetro.
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