E se pudesse fazer “o mínimo” à segunda-feira? A nova tendência vem das mãos de uma Tiktoker norte-americana
O bare minimum mondays é o mais recente movimento a surgir no seguimento do quiet ou loud quitting. O conceito, que em português equivale, a «fazer o mínimo às segundas-feiras», representa uma ideia de Marisa Jo Mayes, criadora de conteúdos digitais no Tiktok.
Marisa Jo Mayes criou o conceito após ter sofrido um burnout, em 2020, devido ao ritmo de trabalho excessivo na área de vendas numa empresa de dispositivos médicos. O objectivo do conceito foi garantir o seu bem-estar e manter a produtividade, algo que a criadora de conteúdos assegura ter ajudado.
Em depoimento à Business Insider, a criadora de conteúdos afirmou que isso a ajuda a evitar o medo e a pressão que muitas pessoas sentem ao voltar ao trabalho à segunda-feira.
A criadora de conteúdo diz que o “bare minimum mondays” é «uma forma de começar a semana priorizando-se como pessoa, em detrimento de como colaborador [de uma empresa]».
E revela também que tem consciência que a prática não é para todos e que já recebeu críticas e elogios. «Entendo que o Bare Minimum Monday não é realista para todos. Eu sou trabalhadora independente, trabalho em casa, não sou mãe», diz Mayes.