Este factor tem grande importância para fazer as pessoas regressar ao escritório. Não vai adivinhar qual é
É um aspecto que pode passar despercebido, mas tem um peso maior do que se possa pensar. O café gratuito disponibilizado nas organizações faz parte não só da vida laboral como do ambiente em escritório e está a desempenhar um papel central na reconstrução desta cultura na nova era híbrida.
Para os empregados que regressam aos escritórios em regime híbrido, trabalham presencialmente em média três dias por semana, tomar café com um colega é a forma perfeita para reconstruir relações pessoais e profissionais, o que é corroborado pelo aumento da inflação.
Ainda que os escritórios quebrem o isolamento e a monotonia de trabalhar a partir de casa, os líderes das empresas têm de trabalhar para compensar a deslocação, especialmente após a pandemia ter mostrado que os trabalhadores à distância podem ser bem-sucedidos.
A empresa de pesquisa e de inteligência, Ipsos, que analisou dados com a localização de quase 10 milhões de telemóveis em mais de cinco mil cafés, na área da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), concluiu que 12% das pessoas que frequentaram o local fizeram-no durante o horário de trabalho, mas fora do tempo de almoço, segundo a Bloomberg.
O intervalo para o café e o seu papel na aproximação social das pessoas não é novidade. Nos séculos XVII e XVIII, o café tornou-se um concorrente do chá como bebida de eleição tanto para as elites como para os trabalhadores.
A conexão entre a vida social e a vida de escritório não é de agora, porém, anteriormente costumava ocorrer em eventos fora do escritório. Actualmente, a pausa para o café é amplamente compreendida tanto num contexto laboral como qualquer de lazer, o que mudou é a forma como as organizações simulam estes momentos.
O consumo de café está a aumentar enquanto o tempo que os funcionários passam no escritório diminuiu para metade, em comparação com o período pré-pandémico. Em Novembro de 2022, as exportações globais de grãos de café totalizaram 9,2 milhões de sacas, mais 10,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Organização Internacional do Café.