Sonha ir de férias mas não pode gastar muito? Em Portugal há opções imperdíveis (e que se calhar não conhece)

Se tem um orçamento limitado e procura uma escapadinha que não seja muito longe, Portugal pode ser o lugar certo para si. A pensar nisto, o Euronews partilhou nove sugestões para uma escapadinha de Verão.

 

Se procura reservar uma viagem e quer algo um pouco diferente do Algarve clássico, tome nota:

1. Peniche
Outrora uma antiga ilha, a geografia tornou Peniche muito mais acessível aos turistas e residentes de Portugal. A apenas uma hora de carro de Lisboa, a cidade costeira de Peniche é famosa por seu porto histórico e antigas muralhas.

A melhor parte de Peniche permanece na cidade velha, onde a fortaleza está desde o século XV. Foi usado pelos militares até a década de 1970 e desde então tem abrigado refugiados das então colônias africanas independentes.

 

2. Reserva Natural das Berlengas
A apenas 10 km da costa de Peniche, a Reserva Natural das Berlengas é constituida por três ilhas, que albergam diversas aves, incluindo espécies em vias de extinção, como o papagaio-do-mar. A região também está repleta de vida marinha, perfeita se for entusiasta do mergulho.

Das três ilhas, apenas a Berlenga é habitada por pessoas, muitas das quais vivem na ilha para trabalhar em serviços considerados necessários, como o funcionamento do farol. A visita à ilha só é possível por ferry que faz duas viagens por dia entre os meses de Maio e Setembro.

 

3. Douro
O  Vale do Douro produz vinho há mais de 2.000 anos. Foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2001. Se quiser passar as suas férias a provar vinhos enquanto contempla vistas sobre hectares de vinhas, o Douro é a melhor aposta.

 

4. Braga
Braga é a terceira maior cidade de Portugal e está fortemente ligada aos laços históricos e espirituais que ainda existem no país.

O ponto alto do calendário de Braga é a Semana Santa em Abril. Mas não se preocupe se não for religioso, porque há muito o que fazer enquanto passeia pelas belas ruas de Braga.

 

5. Cascais
Conhecida como o ‘coração da Riviera Portuguesa’, Cascais é óptima se gosta das praias do Algarve mas procura algo um pouco mais sossegado. Se procura umas férias calmas, Cascais é o destino ideal para famílias.

 

6. Aveiro
Localizada nas margens do Oceano Atlântico , Aveiro é um dos portos mais importantes de Portugal. A região é popular entre os entusiastas de barcos e tem uma extensa rede de canais, e é muitas vezes referida como a Veneza portuguesa.

 

7. Coimbra
De 1139 até 1260, Coimbra foi a capital de Portugal e agora é conhecida como a Cidade dos Estudantes.

A cidade ainda tem um ar medieval, com muitos dos edifícios que remontam ao Império Romano, bem como um aqueduto e numerosos criptopórticos originais (um corredor coberto ou passagem). Os prédios da universidade também são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

8. Sintra
Conhecida pelo seu clima ligeiramente mais fresco, Sintra fica a menos de uma hora da capital e foi a casa de veraneio de muitos artistas e da elite social do passado.

Localizada nas colinas da Serra de Sintra, esta vila é conhecida pelas suas vilas e ruínas do castelo. Se gosta de arquitectura, ficará deslumbrado com as cores vivas do Palácio da Pena e os detalhes do Palácio de Monserrate.

 

9. Açores
Os Açores são um conjunto de nove ilhas portuguesas localizadas no meio do Oceano Atlântico. Divididas em três grupos, as ilhas abrigam uma rica biodiversidade e numerosas crateras vulcânicas.

A ilha mais fácil para voar é São Miguel, mas a melhor ilha para escapar dos pontos turísticos movimentados é o Corvo. Tem o seu próprio aeroporto doméstico que permite voos entre três das outras ilhas.

Ler Mais