Fidelidade desafiou colaboradores a responderem a sete desafios
A Fidelidade promoveu internamente o XLAB, um programa de inovação e empreendedorismo, com o objectivo de desafiar os seus colaboradores a responder a sete desafios da organização nas áreas da Saúde, Mobilidade, Inteligência Artificial, Sustentabilidade, Casa, Longevidade e Web3.
Durante três meses, os colaboradores trabalharam em equipas para explorar e desenvolver novas soluções que abordassem desafios estratégicos e/ou captassem novas oportunidades para o Grupo Fidelidade. As equipas contaram com o apoio de facilitadores, designers e mentores na validação de novas ideias, com o objectivo de obterem o patrocínio da administração.
Com base no compromisso da Fidelidade em matéria de inovação, a seguradora envolveu os colaboradores num processo que os encorajou a identificar desafios e a desenvolver soluções para superá-los. O programa XLAB recebeu mais de 100 candidaturas, provenientes de trinta e oito áreas distintas dentro do Grupo Fidelidade.
No evento final do XLAB, que se realizou na Fábrica de Unicórnios de Lisboa, no Hub Criativo do Beato, foram ainda conhecidos os sete projectos inovadores, desenvolvidos por 42 colaboradores.
A equipa vencedora, com um projecto multifuncional sobre Inteligência Artificial, é composta por André Alves, do Centro Advanced Analytics, Amílcar Gaspar, da direcção Mediação Centro na Covilhã, Joana Rodrigues, da direcção Negócio Automóvel, Alexandre Dias, da Multicare, Maria Beatriz Jardim, da TBS, e João Simões, da ITS.
Todos os participantes tiveram uma formação em inovação e empreendedorismo ao longo de cinco bootcamps com Center for Transformation da Fidelidade e os vencedores foram galardoados com um pequeno-almoço com o CEO, Rogério Campos Henriques, bilhetes para o Websummit, um NFT exclusivo e ainda irão ver a sua ideia ser implementada no Grupo.