Dia Internacional da VPN. Tem a certeza de que está a assegurar a sua privacidade e segurança online? Siga estes passos

Os resultados do National Privacy Test (NPT), inquérito global anual da NordVPN, mostram que os portugueses são os terceiros melhores do mundo em termos de conhecimento de privacidade online e cibersegurança. Ainda assim, obtiveram a sua pior pontuação em questões relacionadas com comportamentos e ferramentas de segurança online (51%). 

 

Per esse motivo e por ocasião do Dia Internacional da VPN, que se celebra hoje, Briedis, da NordVPN, deixa uma lista de passos que todos devem seguir de modo a aumentar a privacidade e segurança da sua presença online:

  • Criar palavras-passe fortes e únicas. Crie palavras-passe fortes para cada uma das suas contas online e evite usar a mesma palavra-passe em diferentes plataformas.
  • Usar autenticação de múltiplos factores (MFA). A implementação da autenticação de múltiplos factores adiciona uma camada extra de segurança por obrigar os utilizadores a providenciar verificação adicional, tal como um código único enviado para o telemóvel, em conjunto com a sua palavra-passe.
  • Actualizar o software com regularidade. Manter o software, sistemas operativos, e aplicações em dia é crucial para lidar com vulnerabilidades conhecidas. Actualizações regulares asseguram que os patches de segurança são aplicados rapidamente, reduzindo o risco de exploração por parte de cibercriminosos.
  • Usar sempre uma rede virtual privada (VPN). Uma VPN encripta a sua conexão à Internet e ajuda a proteger as suas informações privadas de bisbilhoteiros. É especialmente crucial para aceder a redes de Wi-Fi públicas em segurança.
  • Analisar e ajustar as definições de privacidade nas redes sociais, apps móveis, e outros serviços online. Limitar o acesso a dados pessoais e optar pelo número mínimo de permissões pode ajudar a proteger a sua privacidade.