Dia Nacional do Engenheiro. Sete dicas para se destacar como engenheiro num centro tecnológico internacional

Em Dia Nacional do Engenheiro, que se comemora hoje, dia 24 de Novembro, Marco Costa, VP de engenharia de produto da empresa de comércio electrónico Autodoc, sugere sete dicas de como se destacar numa entrevista e ter sucesso como engenheiro num centro tecnológico internacional.

São elas:

1. Conheça o propósito do seu trabalho
Mudar o foco para o produto e para o impacto no negócio dá uma nova perspectiva às actividades diárias de um engenheiro de Produto. Os candidatos devem entender que existe um propósito maior e que não estão apenas a desenvolver softwares. Este trabalho impacta pessoas e as receitas da organização. Isso requer paciência e, consequentemente, um passo atrás antes de se focar no desenvolvimento.

 

2. Honre a palavra “produto” no seu cargo
As oportunidades de melhoria já não dependem de grandes iniciativas corporativas “top-down”. São de baixo para cima com base em dados, no comportamento e possíveis aumentos. Nesta área, as equipas são dinâmicas e adaptam-se facilmente a novos contextos de mercado e, por isso, o candidato deve ter essa capacidade também.

3. Tenha uma experiência consolidada
Ter uma experiência de mercado sólida abre portas a poder candidatar-se onde quiser. Uma experiência consolidada requer tempo. Portugal é um mercado muito competitivo, o que representa uma oportunidade única para todas as empresas que pretendam trabalhar com engenheiros de produtos. Ganhar experiência de trabalho, ser proactivo e fazer um bom trabalho irá falar por si, este é um segredo para se destacar dos seus colegas no mercado de trabalho.

 

4. Tenha facilidade em adaptar-se a vários contextos
A parte menos directa no momento de uma entrevista são as competências interpessoais e a adequação à cultura organizacional. As empresas esperam que os candidatos e colaboradores não saibam apenas partilhar responsabilidades, mas também saibam ouvir e aprender.

 

5. A equipa é a peça central
As empresas valorizam talentos que colocam a equipa e a organização em primeiro lugar. Compreender a importância de aprender é um factor-chave para o sucesso da equipa, ao invés do sucesso individual. São procurados candidatos que anseiam por oportunidades certas para liderar e motivar outras pessoas.

 

6. Seja confiável e respeitoso
Os candidatos devem ser confiáveis e respeitosos. Deixar que os outros entendam o que se espera deles, ser sincero e honesto também faz parte da cultura organizacional.

 

7. Trabalhe muito, sonhe em grande
Além da vontade de crescer e motivar os colegas diariamente, os candidatos devem ser curiosos e procurar melhorar a sua performance continuamente. Os centros tecnológicos esperam que os colaboradores trabalhem arduamente para atingir objectivos. A mentalidade tem de mudar para a aprendizagem e melhoria contínua sobre como tornar os produtos melhores, com melhor desempenho e proporcionar melhores experiências ao utilizador.

Ler Mais