Tem um colega novo no trabalho? Contribua para um onboarding positivo com três simples passos

Quanto mais tempo um profissional está no mercado de trabalho, mais difícil se torna colocar-se no lugar de alguém que acaba de entrar, seja ele recém-formado ou em transição de um trabalho anterior. Quais as necessidades desse novo colaborador e como apoiá-lo da melhor forma? A Harvard Business Review deixa três dicas.

 

Para proporcionar um onboarding positivo ao novo trabalhador, há três passos a dar:

Seja claro, consistente e atencioso ao ensinar as normas de trabalho. Pode ser difícil lembrar-se, mas em algum momento todos tivemos de passar por isso, desde como elaborar um e-mail a como falar numa reunião. Por isso, seja explícito sobre as expectativas de funções, prazos e capacidade de resposta, bem como sobre práticas de trabalho saudáveis.

Colabore a nível de necessidades, estilos e preferências de trabalho. Certifique-se de que entende o que os colaboradores precisam, quando se trata de limites e flexibilidade entre vida profissional e pessoal. Pode definir normas de equipa no que diz respeito à marcação de reuniões, reserva de tempo de concentração e como apoiar os colaboradores que são cuidadores.

Explore oportunidades de aprendizagem e crescimento. Disponibilize aos colaboradores oportunidades de crescimento formais e informais, como acompanhar os colegas de equipa, para os ajudar a desenvolver as suas competências.

Segundo um artigo de 2022 de dois investigadores da Universidade de Massachusetts, a integração de novos trabalhadores não é apenas fundamental para os preparar para o sucesso, mas também para fidelizá-los, por isso não descure todo o apoio extra que pode dar nesta primeira fase.

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