É fã de Pop Art? Esta exposição (gratuita) reúne obras de arte italianas a partir dos anos 80
Está em exibição a quinta etapa da exposição “Art Factor – The Pop Legacy in Post-War Italian Art”, em Lisboa, na Biblioteca nacional de Palácio Galveias, iniciativa do italiano BFF Banking Group. O acesso é gratuito e pode ser visitada até 30 de Novembro, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, sábado a segunda-feira das 13h00 às 19h00.
“Art Factor” narra o percurso italiano rumo à Pop Art, através das obras de Valerio Adami, Enrico Baj, Lucio Del Pezzo, Gianfranco Pardi, Mario Schifano e Emilio Tadini, presentes na coleção que BFF começou a reunir a partir dos anos 80.
A etapa lisboeta foi precedida pela passagem por Madrid, Atenas, Varsóvia e Bratislava, capitais de alguns dos principais países europeus nos quais opera o BFF. A troca entre arte gráfica e literatura, motor de conhecimento difundido e crescimento comum, será o tema central da exposição em Lisboa, representado também pela instalação nos ambientes da Biblioteca de Palácio Galveias, que acolherá uma selecção de obras realizadas exclusivamente em papel.
A exposição itinerante “Art Factor. The Pop Legacy in Post-War Italian Art” insere-se num projecto mais amplo, inaugurado pelo BFF em 2019 com o censo, o recondicionamento e a digitalização da colecção de aproximadamente 250 peças de arte contemporânea, recolhidas pelo BFF a partir dos anos 80, e expostas permanentemente nos escritórios do Grupo em Milão e Roma.
O projecto prosseguiu em 2021 com a publicação e a distribuição do livro de arte com o mesmo nome, com a edição de Skira editore Milan Genève Paris, e culminará em 2024 em “Casa BFF”, nova sede do Banco em Milão, Itália, onde está prevista a criação de uma área museal.
A iniciativa conta com o Patrocínio do Ministério italiano da Cultura e do Ministério italiano dos Assuntos Estrangeiros e da Cooperação Internacional.