A Qualifica, feira de educação, formação, juventude e emprego, já tem data para o ano

A Exponor vai reabrir as suas portas, em 2024, para receber a 15ª edição da Qualifica. A Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego vai regressar entre os dias 6 a 9 de Março para explorar a era da Inteligência Artificial (IA).

 

O evento, além de ser uma exposição para a educação, pretende instigar ao sentido crítico dos jovens e dos profissionais de ensino, rumo a um grande objectivo: «abraçar o progresso sem perder a humanidade».

Alicerçada ao mote “In the era of artificial intelligence, be human”, a iniciativa vai abordar o impacto crescente da IA na educação, no mercado de trabalho, bem como na vida quotidiana. É feito um convite para a reflexão sobre como as crianças e os jovens, imersos desde cedo no ambiente tecnológico, podem preservar e fortalecer os atributos exclusivamente humanos.

A Qualifica vai apresentar um espaço que se divide em seis áreas expositivas. O tema central, que é a IA, estará representado por toda a feira. Uma das estreias será ainda o “Espaço Educar para Incluir”, que vai dedicar-se a organizações que desenvolvem ofertas educativas, contribuindo para um futuro digital mais inclusivo.

O “Espaço Ensino” é um dos maiores destaques, ano após ano, uma vez que apresenta a vasta oferta formativa aos seus visitantes, que se estende de norte a sul do país, entre escolas e centros profissionais, cursos superiores, mestrados e pós-graduações. Já “Study Abroad” vai destacar opções educativas, de formação e estágios além-fronteiras.

A feira vai apresentar ainda o “Espaço Animação”, no qual vão ser desenvolvidas actividades lúdicas e de animação para promover o talento. Beleza, moda, dança e gaming vão ser apenas algumas das áreas representadas nesta área. Por último, o “Espaço Didática” vai ter em exposição alguns materiais e equipamentos, tais como livros, material escolar e software educativo.

Qualquer pessoa pode visitar a 15ª edição da Qualifica, adquirindo os bilhetes no check-in do evento, pelo valor de quatro euros. Quanto às visitas de estudo, estas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no site oficial.

Ler Mais