Tendências de recrutamento no sector de Seguros: dos perfis mais procurados aos salários pagos

O estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão, revela que, no decorrer de 2023, manteve-se a tendência da procura por profissionais na área financeira, nomeadamente com skills ao nível de IFRS17, risco e planeamento e controlo de gestão.

 

Com a entrada em vigor desta norma em Janeiro de 2023, comprovou-se o reforço das áreas de consolidação. Transformação e Inovação foi também área de destaque com a contratação de perfis de PMO. Neste sector, observou-se particular crescimento nas funções de PMO estratégico, responsável de Gestão de Contas/Clientes e nas áreas de Marketing, sobretudo canal digital e CX.

Ao nível de áreas técnicas, mantem-se a tendência em Área de Risco, Data Analytics e Subscrição e, nas áreas de negócio, constatou-se o reforço das áreas comerciais com particular destaque e investimento nas áreas de Employee Benefits.

A flexibilidade continua a ser um factor importante no recrutamento, e registou-se ainda um aumento generalizado dos pacotes salariais para todas as funções, com remunerações para funções técnicas como a de gestor de Sinistros a partir de 16 800 euros (na zona do Porto) até 68 mil euros para o actuário sénior na zona de Lisboa. Nas funções de negócio, um director Comercial Brookers pode auferir até 120 mil euros, na zona de Lisboa.