Quatro tendências (irreversíveis ) para a área de Formação e Desenvolvimento. A utilização de chatbots é uma delas

Através do estudo publicado pelo Learning and Performance Institute (LPI) e da monitorização das plataformas e ferramentas da multinacional especialista em e-learning, a GoodHabitz, empresa de e-learning corporativo, enumera as quatro principais tendências da área de Formação e Desenvolvimento (L&D) para 2024.

São elas:

1. Inteligência Artificial (IA) e a automatização dos processos: a automatização dos processos proporcionada pela integração de ferramentas de IA nas plataformas, como chatbots, comporta um diverso leque de possibilidades e vantagens, nomeadamente a disponibilidade e apoio constante na formação.

De acordo com a pesquisa do LPI, 40% dos inquiridos considera que a presença da IA na formação permite uma maior eficiência de tempo, enquanto 70% considera que esta aumenta o seu desempenho;

 

2. Aprendizagem no fluxo de trabalho: a transformação da formação do modelo presencial para o modelo e-learning, é uma das principais mudanças do paradigma L&D para 2024. As ferramentas de IA Generativa e a microaprendizagem terão um forte impacto na personalização da formação tanto a nível de conteúdo como de disponibilidade, reduzindo o tempo e os custos associados à formação;

 

3. Modelo híbrido: o modelo de trabalho híbrido alterou profundamente o ambiente de trabalho vivido nas empresas, bem como a forma preferencial de investir na formação dos colaboradores. De acordo com a Advanced Workplace, apenas 3% dos trabalhadores gostariam de regressar ao escritório durante toda a semana. Este modelo traz consequências na própria liderança que tem agora de se reinventar de maneira que seja possível colmatar as lacunas entre o modelo de trabalho presencial e o teletrabalho;

 

4. Apoio à saúde mental e ao bem-estar: de acordo com um estudo realizado pela GoodHabitz, um em cada cinco trabalhadores registou sinais de stress e burnout no último ano. A oferta de ferramentas de formação que trabalhem o desenvolvimento de competências relacionadas com a gestão de stress pode ser uma das formas de munir os colaboradores de competências que lhes permitam uma melhor gestão da saúde mental e, por esta razão, uma tendência para 2024.

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