Os colaboradores não estão comprometidos. Mas este hábito semanal (que demora apenas 15 minutos) vai aumentar o employee engagement

A mais recente pesquisa de employee engagement da Gallup mostra que os trabalhadores norte-americanos continuam a sentir-se “desligados” do trabalho. Apenas 33% dos colaboradores se sentem comprometidos, enquanto 16% dos trabalhadores relataram sentir-se totalmente descomprometidos, de acordo com o estudo, realizado em 2023, avança a Inc.

 

A Gallup define employee engagement da seguinte forma:

  • Comprometido: altamente envolvido e entusiasmado com o seu trabalho e local de trabalho
  • Não comprometido: psicologicamente desligado do trabalho e da empresa
  • Totalmente descomprometido: ressentido porque as suas necessidades não estão a ser atendidas e demonstra a sua infelicidade

Se gere uma empresa ou lidera uma equipa e está a lidar com elementos descomprometidos, o que fazer? A Gallup apresenta uma solução perspicaz.

«Um gestor que tenha, semanalmente, uma conversa com significado com cada membro da equipa desenvolve ligações de alto desempenho mais do que qualquer outra actividade de liderança», escreve a Gallup, acrescentando que essas conversas podem durar apenas 15 minutos.

Uma conversa com significado por semana.

Em apenas seis palavras, a Gallup descreve o ponto-chave para o employee engagement, um hábito emocionalmente inteligente que pode usar para ajudar os seus colaboradores a sentirem-se necessários, desejados e motivados.

O que é uma conversa com significado?

Após analisar os dados, a Gallup descreveu as cinco principais características do que chama de “conversas com significado”. Analise-as e veja como implementar essas conversas na sua rotina semanal.

Siga a regra do reconhecimento

De acordo com a Gallup, menos de 25% dos trabalhadores concordam totalmente que obtêm o reconhecimento adequado pelo seu trabalho. E aqueles que o fazem têm quatro vezes mais probabilidade de se sentirem comprometidos.

Para ajudar a combater esta tendência, siga a regra do reconhecimento: faça questão de observar os colaboradores, o que fazem bem e reconhecer o bom trabalho. O seu elogio nem sempre precisa de ser elaborado, mas deve ser sincero e específico.

Por exemplo, pode dizer algo como:

” _________, tem um minuto? Queria partilhar algo consigo. Provavelmente deveríamos dizer isto mais vezes, mas apreciamos muito o que faz aqui. A maneira como [insira uma acção ou qualidade específica que aprecia] realmente faz a diferença. Continue assim.”

Claro que não pode simplesmente elogiar um trabalho abaixo da média, e os colaboradores também precisam de feedback construtivo, mas todos podem ser elogiados por alguma coisa. Portanto, estabeleça como configuração-padrão identificar o que é bom e expressá-lo.

Promova a colaboração

Devido ao aumento do trabalho remoto e híbrido, «a colaboração e as ligações estão em risco», diz a Gallup. Por outro lado, o estudo mostra que, quando as relações entre colegas de trabalho são fortes, os colaboradores têm maior probabilidade de permanecer mais tempo na empresa e de recomendar a empresa a outras pessoas.

Assim, quer trabalhe no escritório, remotamente ou em modo híbrido, certifique-se de que têm a oportunidade de se conectar com outras pessoas e trabalhar juntos.

Esclareça as metas e prioridades actuais

Ao analisar mais de 112 mil equipas e unidades de negócio, a Gallup encontrou fortes ligações entre membros da equipa que sabem o que se espera deles, e outcomes importantes, incluindo produtividade, retenção e bem-estar dos colaboradores.

Mas, por vezes, os objectivos e as prioridades mudam de um dia para o outro. Por isso os check-ins semanais são tão importantes, já que ajudam a manter todos na mesma página.

Mantenha a conversa curta… mas habitual

A Gallup diz que as conversas entre 15 e 30 minutos tiveram um impacto maior do que aquelas que duraram 30 a 60 minutos, mas com uma ressalva: as conversas têm de ser frequentes.

«Se os gestores não derem feedback aos colaboradores todas as semanas, precisarão de conversas mais longas para se actualizarem», refere a Gallup.

Conheça os pontos fortes dos colaboradores

Alguma vez perguntou à sua equipa: que tipo de trabalho gostam? Qual é a vossa força ou talento oculto que não conheço? O que gostariam de fazer e neste momento não fazem? Acredite que ficaria surpreendido com as respostas a essas perguntas.

Use essas e outras perguntas semelhantes para conhecer melhor as suas pessoas. Depois, use esse conhecimento para aproveitar melhor os seus pontos fortes. Isso pode fazer com que os considere para uma tarefa ou projecto que de outra forma não o teria feito. E além de aumentar a qualidade do trabalho, irá também ajudar a motivar o colaborador porque se sente visto e ouvido.

Colocar em prática

Para garantir que terá essas conversas semanais, terá de as marcar na sua agenda.

Lembre-se de que não precisa de incorporar nas conversas todas as cinco características descritas acima  (tente focar-se numa ou duas de cada vez). E, claro, poderá precisar de mais tempo no início, mas quando se tornar parte da sua rotina semanal, a maioria das conversas ficará mais curta. Esforce-se para manter essa cadência semanal de 15 a 30 minutos.

Ao mesmo tempo, tenha atenção para não se tornar um exercício de “box-ticking”, ou anulará o propósito das conversas. Reserve algum tempo depois das reuniões para poder debater temas importantes, caso surjam.

Como empresário, gestor ou líder de equipa, todos sabem que está ocupado. Mas se deseja que as suas pessoas se sintam valorizadas e as motive a dar o melhor de si, lembre-se:

Uma conversa com significado por semana.

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