Este instituto universitário português está nomeado para os prémios Erasmus+ com projecto dedicado ao emprego jovem

A Atlântica – Instituto Universitário foi nomeada para os prémios Erasmus+ I Boas Práticas 2023, com o projecto “TSEMY – Formação para o emprego sustentável de jovens e adultos jovens”, que pretende reduzir o fosso entre a formação e as necessidades dos empregadores e contribuir para a redução do desemprego juvenil através de formação especialmente desenvolvida, correspondente às necessidades das empresas a nível global.

 

«É com enorme satisfação que recebemos esta nomeação, uma vez que se trata de um claro sinal de que a nossa instituição continua a primar pelo seu carácter inovador e distintivo», reconhece Natália do Espírito Santo, diretora-geral da Atlântica.

«Estamos certos de que, ao apostarmos na qualidade do ensino e privilegiarmos uma ligação próxima ao mercado de trabalho, estamos a contribuir para o desenvolvimento do país e a elevar profissionalmente todos aqueles que escolhem a Atlântica para construir o seu futuro», acrescenta.

De acordo com o Eurostat, a população desempregada entre os 20 e 29 anos de idade com educação pós-secundária representava mais do dobro da média da União Europeia, com um grupo relevante neste domínio relacionado com jovens com educação superior.

Para responder a esta problemática, o projecto desenvolvido pela Atlântica, e financiado pela Comissão Europeia, apresenta uma nova metodologia, com base na produção de conteúdos de formação que satisfazem as necessidades dos empregadores e integra a formação no mercado empresarial através de uma plataforma digital para o acompanhamento dos formandos.

Trata-se, portanto, de uma formação feita à medida, acompanhada por uma estratégia motivacional para estagiários e empregadores, que, em última análise, conduzirá a uma acção sustentável que pode ser replicada noutros contextos de trabalho e em vários estados-membros, com vista à redução do desemprego na população com idades compreendidas entre os 20 e 29 anos, desempregada e com formação terciária.

Ler Mais