CEO ou líderes intermédios? Quem tem maior impacto nos locais de trabalho? Na cultura, na atracção de talento… Conheça a resposta
Para mais de metade dos profissionais, quem tem o maior impacto na cultura de uma empresa é o CEO. É uma das conclusões do novo estudo da empresa de recrutamento Robert Walters, que revela o papel significativo que CEO e líderes estão a ter nos locais de trabalho e profissionais em Portugal. E mostra que 17% não confia nos líderes se estes não partilharem a sua visão sobre a empresa.
Segundo os resultados, 60% dos profissionais em Portugal repensariam em aceitar uma oferta de trabalho se não concordassem com os ideais do CEO da empresa, mesmo que «gostassem» do seu gestor directo e 18% recusariam uma oferta por esse motivo.
De acordo com o estudo, mais de metade dos profissionais sente que o CEO tem o maior impacto na cultura de uma empresa, 18% afirmam que a gestão intermédia é influente. Mas, apenas 30% sentem que são os colaboradores de uma empresa que têm uma influência da cultura do local de trabalho.
O mesmo estudo mostra que 66% dos profissionais acreditam que os CEO que «lideram pelo exemplo» trazem mais valor para uma empresa, enquanto um quarto atribui o sucesso do CEO a ser empático e um bom ouvinte.
Pouco mais de 4% sentem que ser decisivo e seguir conselhos onde for necessário é a chave para conquistar as pessoas na empresa.