![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/05/Carlos-Moreira-da-Silva-BA-Glass.jpg)
Associação Business Roundtable Portugal tem novo presidente
Os 43 associados que constituem a Associação Business Roundtable Portugal (BRP) elegeram os novos órgãos sociais para o mandato 2024-2027.
Carlos Moreira da Silva, representante da BA Glass e CEO e fundador da Teak Capital, é o novo presidente da direcção, com Cláudia Azevedo, CEO da Sonae SGPS, e Nuno Amado, presidente do Millennium bcp, a assumirem a vice-presidência.
Sucessor de Vasco de Mello, que liderou a associação desde a sua criação, em 2021, e que se mantém na direcção enquanto vogal, Carlos Moreira da Silva prosseguirá os esforços do BRP para acelerar o crescimento económico e social de Portugal, de forma a garantir um futuro mais próspero, justo e sustentável, a todos os portugueses.
Carlos Moreira da Silva, CEO e fundador da Teak Capital, veículo de investimentos, desde 1997 tem estado envolvido em mais de 40 transacções nos sectores industriais, financeiro, Private Equity, Venture Capital, educação e saúde.
Foi presidente da BA Glass e acumula mais de 20 anos de experiência enquanto CEO e administrador em empresas em Portugal e Espanha, incluindo a EDP, o Banco BPI, empresas do Grupo Sonae. Faz parte do Conselho de Administração da Fundação Serralves e é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto, tendo também um Doutoramento em Gestão Industrial pela Universidade de Warwick (Reino Unido).
Constituída por nove elementos, a nova direção conta com mais seis líderes empresariais: Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal; João Bento, CEO dos CTT; João Ortigão Costa, CEO da Sugal; Jorge de Melo, CEO da Sovena; Ricardo Pires, CEO da Semapa; e Vasco de Mello, presidente da José de Mello, que transita da direcção anterior. Os novos órgãos sociais entraram de imediato em funções.
Por sua vez, o conselho consultivo passa a integrar cinco elementos. João Castello Branco, que foi, até final de 2021, membro da primeira direção da Associação BRP, estando actualmente dedicado a actividades empresariais e não executivas, foi nomeado presidente.
Foram ainda eleitos Joana Rocha Scaff, Managing director e head of Europe Private Equity e membro de várias comissões de investimento na Neuberger Berman; Ricardo Reis, professor de Economia na London School of Economics; Sandra Santos, administradora da BA Glass e da Navigator, e membro do conselho geral e de supervisão da EDP, tendo integrado a direcção do BRP no seu primeiro mandato; e, ainda, Sérgio Rebelo, professor de Finanças Internacionais MUFG Bank na Kellogg School of Management.
Foram também eleitos os membros da mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, com Nuno Galvão Teles, sócio da MLGT, e António Brochado Correia, da PwC, a manterem a presidência, respectivamente.
Criada em 2021, a Associação BRP é uma organização de líderes empresariais, independente e apartidária, com o propósito de acelerar o crescimento económico e social de Portugal para garantir um país mais justo, próspero e sustentável. É composta por 43 líderes das maiores empresas e grupos empresariais com actividade relevante em Portugal, de diferentes sectores, geografias e fases de desenvolvimento.
Em conjunto, representavam em 2022, receitas globais de 124 mil milhões de euros, 65 mil milhões a nível nacional, empregavam 424 mil pessoas dos quais 218 mil em Portugal, os quais receberam em média um salário duas vezes superior à média do sector privado português, e investiram mais de 10 mil milhões de euros.
Constituição dos órgãos associativos
Mesa da Assembleia Geral
Nuno Galvão Teles (MLGT) – presidente
Maria Lobo Xavier (MLGT) – secretária
Conselho Fiscal
António Joaquim Brochado Correia (PwC) – presidente
Hugo Miguel Patrício Dias (PwC) – vogal
Cristina Alexandra Nobre Santos Cabral Ribeiro (PwC) – vogal
Direcção
Carlos Moreira da Silva (BA Glass) – presidente
Cláudia Azevedo (Sonae SGPS) – vice-presidente
Nuno Amado (Millennium bcp) – vice-presidente
Vasco de Mello (José de Mello)
Ana Figueiredo (Altice Portugal)
João Bento (CTT)
João Ortigão Costa (Sugal)
Jorge de Melo (Sovena)
Ricardo Pires (Semapa)
Conselho Consultivo
João Castello Branco – presidente
Joana Rocha Scaff
Ricardo Reis
Sandra Santos
Sérgio Rebelo