Digressão por universidades vai mapear as características dos profissionais do futuro

A Networkme, plataforma que ajuda jovens a descobrirem qual carreira seguir e empresas a recrutarem talento jovem, deu início a uma digressão por diversas universidades e politécnicos do país, para identificar as principais características da próxima geração de licenciados e jovens profissionais.

A portuguesa Networkme está a desenvolver o estudo Profissional do Futuro, para examinar os comportamentos-chave e preferências da nova geração de estudantes do ensino superior portugueses e dos futuros profissionais. Para aumentar a amostra e relevância dos resultados, assim como divulgar a plataforma e o seu impacto na ligação entre estudantes e empresas, deu início a uma tour pelas instituições de ensino superior parceiras do mesmo.

A tour começa no ISCAC, do Instituto Politécnico de Coimbra, a 3 de Outubro, seguindo-se a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no dia 10 do mesmo mês. A 18 de Outubro, a Networkme marca presença no ISCAL, do Instituto Politécnico de Lisboa, rumando à Universidade da Beira Interior, de 2 a 4 de Novembro. Segue-se a Universidade de Aveiro a 9 de Novembro e a Universidade do Algarve, de 10 a 15 de Novembro, terminando, a 22 de Novembro, na Universidade Europeia.

Nas visitas às universidades e politécnicos, a Networkme terá uma lounge area, onde estarão, na companhia de uma mascote, três Embaixadores Networkme (alunos da instituição de ensino superior visitada) juntamente com um colaborador da startup. Estes terão como principal objectivo a angariação de estudantes a participarem no estudo, já em desenvolvimento. Serão entregues prémios e brindes aos alunos que aceitarem colaborar na investigação e que participem nas actividades desenvolvidas na lounge area.

O estudo está a ser construído com base numa amostra inicial de 20 mil alunos universitários portugueses, com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, e em parceria com a SONAE, NOS, The Navigator Company, Natixis, Synopsys e El Corte Inglés. O objectivo é o de reforçar a atracção de talento jovem e avaliar quais os hábitos comportamentais e laborais que caracterizam a nova geração de estudantes portugueses, através de uma estrutura gamificada, fugindo dos questionários tradicionais.