Quais as marcas com maior relevo para os consumidores? Há uma que se destaca em várias dimensões (e é portuguesa)

A Superbrands Portugal revelou os resultados do Estudo do Consumidor de 2024, que permitem identificar as marcas e os segmentos com maior relevo para o consumidor português.

 

Das 20 marcas mais referenciadas pelos consumidores, destacam-se 10 nacionais: Continente – que ocupa o primeiro lugar em termos de referenciação geral -, Delta Cafés, Pingo Doce, MEO, Mimosa, EDP, Worten, NOS, Galp e Super Bock.

O Estudo do Consumidor de 2024 revela que o Continente, a Adidas e a Nike são as três Marcas que lideram o Top 20 em termos de referenciação geral, que é ainda composto por Delta Cafés, Samsung, Pingo Doce, Nestlé, Apple, Zara, MEO, Lidl, Coca-Cola, Vodafone, Mimosa, EDP, Mercedes, Worten, NOS, Galp e Super Bock. Verifica-se, assim, que no ranking nacional o ‘pódio’ é constituído por Continente, Delta Cafés e Pingo Doce.

Conduzido pela AMINT, uma empresa de análise e estudos de mercado, externa e independente, o Estudo do Consumidor é desenvolvido com o objectivo de identificar a forma como os consumidores encaram as marcas que lhe são mais relevantes.

O estudo foi realizado junto de um painel de consumidores representativo da população portuguesa, em termos sociodemográficos, desafiados a identificar, de forma espontânea, as três Marcas que consideram mais importantes e relevantes em cada uma das cinco dimensões: Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.

Numa análise ao Top 3 destas cinco dimensões, observa-se que a marca Continente é a única que está sempre mencionada, liderando quatro das cinco dimensões. Segue-se a Nike, com três aparições no Top 3, e Adidas e Delta Cafés, com duas aparições no Top 3.

Os resultados revelam que, em 2024, 79% do Top 20 das marcas mais referenciadas pelos consumidores distribuem-se por cinco sectores de actividade: Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações. A menção das marcas de Retalho destaca-se especialmente nas dimensões “Necessidades”, “Confiança”, e “Identificação”. Já as marcas de Alimentação destacam-se na dimensão “Marcas Únicas” e as marcas de Desporto em “Notoriedade”.

Numa comparação com os dados do Estudo do Consumidor de 2020, observa-se que os sectores que mais aumentaram a sua presença no Top 20 foram Alimentação, Desporto, Telecomunicações e Energia. O sector que mais desceu foi o da Tecnologia.

O estudo segmenta ainda por gerações as respostas sobre a relação com as marcas, permitindo ter uma visão distinta das marcas e da razão pela qual são referenciadas. A Silent Generation (1928-1945), os Baby Boomers (1946-1964), a Geração X (1965-1980), os Millennials (1981-1996) e a Geração Z (1997-2012) são as gerações identificadas.

A marca Continente destaca-se ao surgir no Top 3 do ranking geral nas cinco gerações. Adidas está no Top 3 de marcas em quatro gerações (a excepção é a Silent Generation) e Nike aparece no Top 3 de duas gerações. Por sua vez, Nestlé, Vodafone, Delta e MEO aparecem apenas numa geração. Observa-se ainda que Delta, Samsung, Pingo Doce e Adidas estão no Top 10 das cinco gerações.

Comparando os dados do ano passado com os deste ano, verifica-se que o Continente continua a ser a marca de topo em todas as gerações, excepto na Silent Generation, onde a Nestlé ocupa o primeiro lugar.

Por fim, verifica-se que as marcas de Retalho têm o maior peso entre as cinco gerações. As marcas de Alimentação também têm um peso significativo, especialmente entre os Baby Boomers, e as marcas de Tecnologia entre os Millenials.

O estudo decorreu entre 10 de Janeiro e 15 de Fevereiro, com uma amostra representativa da população portuguesa, em termos etários (com idade igual ou superior a 16 anos), género e distribuição geográfica. Foram realizadas 1000 entrevistas online, com uma margem de erro de 3,2%.

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