Estes profissionais são cada vez mais procurados nos departamentos de Gestão de Pessoas
Segundo a Robert Walters, o gestor de remuneração e benefícios é a pessoa responsável por projectar, implementar e gerir políticas de remuneração para os colaboradores, políticas essas que assumiram maior relevância no papel de atracção e retenção de talentos.
É um perfil comum em grandes empresas que precisam de um número capaz de colectar todas as informações relacionadas com os salários, turnos de trabalho, benefícios ou variáveis ligadas à produtividade ou desenvolvimento, levando em consideração as características de cada país ou região.
«Os gestores de remuneração e benefícios devem ser capazes de encontrar um equilíbrio perfeito entre todos os profissionais que fazem parte da mesma empresa, não importa onde estejam», argumenta Susana Costa, senior manager na Robert Walters Lisboa.
Há alguns anos, nos departamentos de Recursos Humanos, as empresas tinham um perfil responsável pela folha de pagamento que se focava no salário fixo e variável. Num contexto de escassez de talentos, as empresas tiveram de se reinventar e procurar soluções que lhes permitam ser mais atractivas para profissionais que também procuram outros benefícios.
Daí a necessidade de um perfil especializado capaz de analisar as tendências de remuneração e benefícios de outras empresas de acordo com o sector, a área de especialização e localização, a fim de desenhar um plano competitivo e equitativo.
Como é o perfil de um gestor de remuneração e benefícios?
O gestor de remuneração e benefícios destaca-se pela sua capacidade de analisar, desenhar e implementar novos programas de remuneração. Ser analítico é fundamental, além de ser inovador e estar sempre na vanguarda das últimas tendências do sector e da área de Recursos Humanos. Além disso, conhecer todos os meandros do programa Excel é imprescindível.
Por outro lado, um gestor de remuneração e benefícios deve ter uma visão global do negócio, levando em conta não apenas as necessidades da organização, mas também as das equipas que a compõem. Quando se trata de multinacionais, precisa de conhecer bem todos os mercados locais e tendências do sector para poder construir programas de remuneração e benefícios equitativos entre todos os colaboradores.