Quando for a uma entrevista de emprego faça (sempre) estas cinco perguntas

Kendal Lindstrom gere uma empresa de consultoria de mudança de carreira chamada Doux, e recentemente partilhou um TikTok sobre cinco perguntas a fazer numa entrevista de emprego. E acredita que fazer pelo menos algumas delas é o motivo pelo qual sempre conseguiu a vaga em todas as entrevistas a que foi, avança o Business Insider.

 

«Fui muitas entrevistas porque mantive as minhas opções em aberto, não importa onde estivesse na minha carreira. Nunca quis ficar estagnada», recorda Kendal Lindstrom. «E a verdade é que nunca me rejeitaram, porque o meu objectivo era fazer com que o empregador sentisse que eu queria o melhor para empresa e fazer parte dela e para isso tinha de me vender como a solução perfeita.» E garante que tem mais a ver com as perguntas que o candidato faz do que com as respostas que obtém.

As cinco principais perguntas, segundo a especialista:

Como é a cultura da empresa?

A primeira coisa que Kendal Lindstrom aconselha perguntar é sobre a cultura da empresa. «É fundamental para atestar se vais desfrutar do teu emprego ou não. Se te sentires infeliz na organização, estás apenas a preparar-te para o fracasso.»

Em que se destacou o meu antecessor?

A segunda questão é: “O que a pessoa que ocupou o cargo antes de mim fez que foi apreciado, mas não exigido com base na descrição das funções?” Kendal Lindstrom sugere esta para que os candidatos se coloquem já nessa função. É uma “táctica de venda” e desafia ir a uma entrevista e com essa mentalidade.

Do que precisam os meus colegas?

A terceira é: “Como posso atender melhor às necessidades dos meus pares?” Isso ajuda o candidato a entender – da maneira mais profissional – a equipa na qual está a entrar e como pode encaixar, explica Kendal Lindstrom.

Há equipas que simplesmente não se dão bem, mas só se sabe isso até fazer parte delas e aí já é tarde demais. Ou se vai embora ou terá de lidar com isso até encontrar outro emprego.

Quais são os resultados da equipa?

Como está o departamento quanto a resultados financeiros não tem apenas que ver com dinheiro, mas também sobre a saúde do departamento: “Estou a entrar num departamento falido? Espera que eu mude as coisas? Ou estão a ver números que nunca viram antes e precisam de mais pessoas?”, diz Kendal Lindstrom.

Como vêem o futuro da empresa?

Esta é a favorita de Kendal Lindstrom. «”Qual é o plano de três anos, cinco anos e 10 anos da empresa?”. Adoro esta porque nunca consegui um emprego a pensar que ia apenas ficar por um ano. Por isso digo sempre: “Pense como o CEO”.»

Tudo o que realmente precisa é uma dessas perguntas, diz Kendal Lindstrom, pois pode não ter tempo para muito mais. «Basta usar uma delas e ficarão maravilhados, porque está a iniciar uma conversa que não tem nada que ver com as perguntas que prepararam para si.»

Ler Mais