Junho é mês de Santos Populares. Veja aqui os (muitos) concertos gratuitos a que vai poder assistir, em Lisboa e não só
Concertos com Tony Carreira e Richie Campbell no Terreiro do Paço e o fado de Mariza no Castelo fazem parte das dezenas de iniciativas das Festas de Lisboa que, em Junho, celebram o Santo António, principal padroeiro da cidade.
O programa das festas foi divulgado pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural da Câmara de Lisboa e inclui ainda 15 arraiais populares, exposições, corridas, concertos de música clássica e de jazz e cinema, além das Marchas Populares e outras iniciativas mais tradicionais.
As festas encerram no final de Junho com dois espectáculos no Terreiro do Paço, o primeiro no dia 29, de Tony Carreira e convidados especiais, acompanhado por uma orquestra de 16 cordas.
No dia seguinte, Richie Campbell, reconhecido como o «primeiro fenómeno musical da Internet em Portugal», leva ao Terreiro do Paço «um espcetáculo criado ‘para e por Lisboa’, que reunirá em palco outros músicos convidados», segundo a organização.
A fadista Mariza cantará os seus êxitos antigos e do novo disco numa noite de fado no Castelo de São Jorge, no dia 20, às 21h30, num espectáculo com entrada gratuita até à lotação do espaço.
No Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian decorrerá no dia 15 de Junho, às 19h00, uma «Viagem Musical pela Europa» pela Orquestra Gulbenkian, sob direcção do maestro Cesário Costa, com destaque para a música clássica dos séculos XIX e XX, com entrada gratuita (limitada a dois bilhetes por pessoa).
O jazz tem presença nas festas de Lisboa de 1 a 15 de Junho, com sete concertos no Largo do Picadeiro, com artistas nacionais e internacionais.
«O Tejo Afinal» é a canção da Grande Marcha deste ano, «que fala das múltiplas cores do rio que espelham as gentes, os costumes e as tradições de Lisboa».