É por causa da compensação monetária que faz horas extra? Pode não ser a melhor opção
Longe vai o tempo em que trabalhar horas extra era considerado uma acção positiva, para o trabalhador e para as empresas. Hoje considera-se que trabalhar em demasia não traz mais eficiência, pelo contrário, danifica a qualidade do trabalho. O Ekonomista explica como evitar trabalhar horas extra pode ser bom para todos.
Tome nota:
1. Conheça a cultura da empresa
Na hora de decidir entre duas ou mais propostas de emprego, considere a cultura de trabalho privilegiada pelas entidades em questão. Uma empresa que valorize o trabalho extra poderá não ser a melhor escolha. Tente saber junto dos seus potenciais empregadores se consideram que trabalhar horas extra é uma demonstração de dedicação por parte dos trabalhadores.
Se a resposta for afirmativa, uma outra questão se torna fundamental, que medidas serão tomadas pela empresa para que possa ter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal e para que as horas extra possam ser produtivas.
Se não existir um plano efectivo para compensar o trabalho extra com medidas que proporcionem este equilíbrio, deverá estar consciente de que poderá sair prejudicado.
Uma das razões que leva a trabalhar horas extra é a falta de planeamento antecipado do trabalho que tem pela frente. Organizar a semana pode ser feito numa hora na segunda-feira de manhã, por exemplo.
Ao fazê-lo, irá perceber que distribuindo o trabalho de uma forma eficaz por todo o horário de trabalho, poderá evitar ter que trabalhar fora do horário normal. Além disso, está desde logo a prevenir alguns problemas que possam acontecer ao longo do projecto. Identifique a parte do dia em que é mais produtivo e invista mais esforço nesse horário
Isto pode ser uma grande ajuda. Ao conhecer melhor quando e em que circunstâncias é mais produtivos no dia a dia, pode desde logo aplicar uma regra de ouro: depositar a maior intensidade de trabalho nesse horário. Por exemplo, alguém que é mais produtivo e consegue estar mais focado no trabalho às terças-feiras de manhã, deverá aproveitar esse tempo ao máximo para tarefas que possam ser mais exigentes.
Por vezes é a compensação monetária que fala mais alto. Mas se é realmente esse o atractivo para desejar fazer horas extra, por que não equacionar fazê-lo com outra actividade? Provavelmente basta procurar um pequeno trabalho extra, que lhe dê prazer fazer, diferente do seu trabalho a tempo inteiro, que lhe permita auferir um rendimento extra sem colocar em risco o seu bem estar.