Quer ser mais optimista (na vida e no trabalho)? Então treine o seu cérebro
Preocupar-se faz parte da condição humana. Seja com os estudos durante a juventude, ou com o trabalho, dinheiro, ascendentes e descendentes durante a vida adulta, há sempre algo que nos ocupa a mente. Mas em vez do pessimismo (ou realismo), segundo a Fast Company, o optimismo é a melhor opção.
De acordo com Sue Varma, professora assistente de psiquiatria na Universidade de Nova Iorque e autora de “Practical Optimism: The Art, Science, and Practice of Exceptional Well-Being”, «estudos realizados a mais de 200 mil pessoas descobriram que o optimismo está ligado a inúmeros resultados positivos».
«Quem adopta o optimismo tende a desfrutar de melhor função imunológica, melhor saúde cardíaca e bons resultados de saúde. Também apresenta menos sintomas físicos e menos dor no geral.» Além de mais saudáveis, a especialista destaca que os optimistas são mais ricos, vivem mais tempo e têm mais sucesso na vida, no trabalho e nos relacionamentos.
Embora possa ser uma situação do “ovo e da galinha” (quem não seria optimista se fosse saudável, rico e bem-sucedido no trabalho e nos relacionamentos?), existem formas, até mesmo para os pessimistas, de mudar essa mentalidade.
Reprogramar para um mindset mais positivo
Comece por um jejum de negatividade. Um dos métodos é a teoria ABC, que significa “um evento activador, a sua crença sobre o que significa e as consequências de como reage a ele”. Por exemplo, quando alguém o interrompe no trânsito, pode acreditar que é um idiota ou que está numa emergência.
Outra táctica é o exercício das “três bênçãos”, do psicólogo e professor da Universidade da Pensilvânia, Martin Seligman. A ideia é simples, todos os dias escreva três coisas que resultaram e lhe correram bem. A maioria das pessoas passa a vida a reclamar, muitas vezes sem se aperceber disso, e o antídoto é exprimir gratidão.
Seguidamente, adopte estas dicas:
Transforme as preocupações sobre os riscos numa pergunta positiva. Por exemplo, “Qual é a pior coisa que pode acontecer?” torna-se “Quais são os melhores resultados possíveis?”.
Partilhe a sua visão optimista com outras pessoas. Quando repetimos as coisas em voz alta, ignoramos o diabinho que está no ombro a sussurrar opiniões pessimistas ao ouvido.
Rodeie-se de pessoas e notícias optimistas. E quando se deparar com pontos de vista negativos, desafie e contraponha-os.
Ser optimista é um desafio, mas acredite que os benefícios valem a pena o esforço.