Esta empresa tem licença parental de 120 dias (100% remunerada) para todos os colaboradores: homens cisgénero e transgénero, casais homoafectivos e pais de filhos não-consanguíneos

O Grupo Boticário, empresa que este ano celebra 38 anos de actuação em Portugal, permite licença parental universal de 120 dias. 

Segundo as conclusões do projecto MERIT – MothER Income InequaliTy, as mulheres perdem cerca de 29% dos seus rendimentos após serem mães. Os dados indicam que, em Portugal, os homens que se tornaram pais experienciaram um prémio relacionado com a parentalidade de 15%, em média e a curto prazo. Já nas mulheres que se tornaram mães, a variação relativa do rendimento não foi significativa. A razão para estes dados é evidente: a dificuldade em conciliar os cuidados parentais com a rotina profissional.

Para estimular a troca, a parentalidade responsável e a divisão de tarefas, o Grupo Boticário realiza uma série de iniciativas internas, onde se destaca a licença parental universal de 120 dias, disponível para todos os colaboradores portugueses. Este benefício contribui para a sua missão de promover a diversidade e inclusão, reforçando o compromisso da empresa com a equidade de género e a partilha das responsabilidades familiares.

A licença parental universal 100% remunerada de 120 dias está disponível para todos os homens (cisgénero e transgénero), casais homoafectivos e pais de filhos não-consanguíneos, além das mulheres gestantes, que já usufruem de licenças normalmente mais longas.

O Grupo Boticário tornou-se uma das primeiras empresas portuguesas a oferecer licença parental 100% remunerada de quatro meses – são 180 dias para mães ou pessoas que gestam e 120 dias obrigatórios para pais não gestantes.

Na Colômbia, por exemplo, o período de licença oferecido a homens, casais homoafectivos e pais de filhos não-consanguíneos varia entre 14 a 35 dias; em Portugal é de 60 dias; e nos Estados Unidos, chega a 85 dias.

Estas iniciativas destacam não só a importância de políticas inclusivas no local de trabalho, mas também são essenciais para a fidelização de talentos. Ao criar um ambiente onde todos os colaboradores se sentem apoiados e valorizados, as empresas não só atraem os melhores profissionais, mas também garantem que esses talentos permaneçam a longo prazo, contribuindo para o sucesso e a sustentabilidade da organização.

Ler Mais