É muito bom tecnicamente naquilo que faz? Se não tiver estas soft skills pode não lhe valer de muito
Nem só as competências técnicas o ajudam a alcançar o sucesso. Há também um conjunto de soft skills fundamentais que deve possuir. A pensar nisto, Ekonoista identificou quais as competências pessoais que deve desenvolver para o sucesso profissional.
São elas:
1. “Jogador de equipa”
Não é novidade ou não fosse uma presença constante em quase todas (se não mesmo todas) as ofertas de emprego. Mas não se trata apenas de ser cooperante e saber trabalhar em equipa; mas também de revelar (se e quando necessário) capacidade de liderança, o que implica não só ser capaz de orientar, mas também motivar a equipa, por exemplo. É importante “trabalhar” a empatia, saber escutar e saber colocar-se no lugar do outro para uma melhor colaboração nos objectivos comuns.
É uma das qualidades mais valorizadas pelas empresas, que procuram colaboradores que sejam capazes de se adaptar a diferentes circunstâncias ou cenários e que saibam gerir e aceitar as mudanças.
Podemos falar aqui da inteligência emocional que engloba a capacidade de reconhecer e avaliar os seus sentimentos e os dos outros, bem como a capacidade de lidar com eles.
No fundo, completa as anteriores soft skills fundamentais. Ou seja, para as empresas é importante que os seus colaboradores saibam assumir a liderança quando necessário e que sejam “engenhosos” o suficiente para procurar soluções para problemas ou obstáculos que possam ir surgindo. Ter a capacidade de analisar o problema e, para além de procurar soluções, estar disposto a encontrar melhorias.
5. Aceitar o feedback
Ou seja, as críticas, sejam elas positivas ou negativas e, acima de tudo, que saibam aprender com elas e usem esse conhecimento para melhorar e evoluir profissionalmente.
Pode ser considerado um bónus às anteriores soft skills fundamentais. O pensamento criativo é uma competência muito valiosa para as empresas, já que está na origem da inovação e da eficiência.
Se for mais produtivo de manhã, faça as tarefas mais complexas nesse período e vá riscando da lista para manter a sua motivação até ao final do dia. Mantenha o seu local de trabalho arrumado e tenha por perto o material ou documentos que necessita com mais frequência.
Ter uma atitude proactiva e ser capaz de identificar objectivos e obstáculos, é uma caraterística que valoriza qualquer profissional, seja qual for a função. Faça por ser proactivo na sua vida profissional e, se está à procura de emprego, coloque esta competência no seu currículo.
10. Atitude positiva
Ter uma atitude positiva será benéfico para si e também vai motivar quem o rodeia. Profissionais com esta atitude são mais produtivos e eficazes porque colocam todo o entusiasmo no seu desempenho para atingir metas e objectivos.