É muito bom tecnicamente naquilo que faz? Se não tiver estas soft skills pode não lhe valer de muito

Nem só as competências técnicas o ajudam a alcançar o sucesso. Há também um conjunto de soft skills fundamentais que deve possuir. A pensar nisto, Ekonoista identificou quais as competências pessoais que deve desenvolver para o sucesso profissional.

 

São elas:

1. “Jogador de equipa”

Não é novidade ou não fosse uma presença constante em quase todas (se não mesmo todas) as ofertas de emprego. Mas não se trata apenas de ser cooperante e saber trabalhar em equipa; mas também de revelar (se e quando necessário) capacidade de liderança, o que implica não só ser capaz de orientar, mas também motivar a equipa, por exemplo. É importante “trabalhar” a empatia, saber escutar e saber colocar-se no lugar do outro para uma melhor colaboração nos objectivos comuns.

2. Flexibilidade

É uma das qualidades mais valorizadas pelas empresas, que procuram colaboradores que sejam capazes de se adaptar a diferentes circunstâncias ou cenários e que saibam gerir e aceitar as mudanças.

Podemos falar aqui da inteligência emocional que engloba a capacidade de reconhecer e avaliar os seus sentimentos e os dos outros, bem como a capacidade de lidar com eles.

3. Comunicação eficaz
É fundamental. Neste caso implica mais do que saber comunicar ou transmitir as suas ideias de forma clara e inequívoca; significa também ser capaz de ouvir, por exemplo.

 

4. Capacidade de resolução de problemas

No fundo, completa as anteriores soft skills fundamentais. Ou seja, para as empresas é importante que os seus colaboradores saibam assumir a liderança quando necessário e que sejam “engenhosos” o suficiente para procurar soluções para problemas ou obstáculos que possam ir surgindo. Ter a capacidade de analisar o problema e, para além de procurar soluções, estar disposto a encontrar melhorias.

 

5. Aceitar o feedback
Ou seja, as críticas, sejam elas positivas ou negativas e, acima de tudo, que saibam aprender com elas e usem esse conhecimento para melhorar e evoluir profissionalmente.

 

6. Confiança
No “reino” das soft skills esta é uma das mais importantes. Falamos da confiança para acreditar nas suas competências e capacidades ou ser capaz de apresentar e defender as suas ideias ou projectos. A confiança acaba por complementar todas as anteriores. É através dela que vai ser capaz de assumir a liderança quando necessário, de comunicar eficazmente ou lidar com as críticas de formas positiva e construtiva, por exemplo. Mas atenção: é importante estabelecer uma barreira entre a confiança e a arrogância.

 

7. Pensamento criativo

Pode ser considerado um bónus às anteriores soft skills fundamentais. O pensamento criativo é uma competência muito valiosa para as empresas, já que está na origem da inovação e da eficiência.

8. Competências de organização e gestão de tempo
Para alcançar os objectivos profissionais desejados é importante que defina metas e aprenda a estabelecer prioridades, ou seja, planeie o seu tempo de trabalho. Escrever listas com as tarefas diárias, tendo em conta as suas prioridades, são uma grande ajuda.

Se for mais produtivo de manhã, faça as tarefas mais complexas nesse período e vá riscando da lista para manter a sua motivação até ao final do dia. Mantenha o seu local de trabalho arrumado e tenha por perto o material ou documentos que necessita com mais frequência.

9. Proactividade

Ter uma atitude proactiva e ser capaz de identificar objectivos e obstáculos, é uma caraterística que valoriza qualquer profissional, seja qual for a função. Faça por ser proactivo na sua vida profissional e, se está à procura de emprego, coloque esta competência no seu currículo.

 

10. Atitude positiva
Ter uma atitude positiva será benéfico para si e também vai motivar quem o rodeia. Profissionais com esta atitude são mais produtivos e eficazes porque colocam todo o entusiasmo no seu desempenho para atingir metas e objectivos.

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